Dr. Sinval conquista renovação da frota do Samu

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP) confirmou, nesta semana, a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que atende Catanduva e mais 18 cidades da região. Esta era a principal reivindicação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) e a notícia contempla uma luta de dois anos do parlamentar médico.

Junto ao Ministério da Saúde, Malheiros conseguiu a confirmação de que duas ambulâncias estarão sendo destinadas a Catanduva nos próximos dias e uma terceira até o mês de dezembro, dentro do programa de renovação de frota. “Os veículos vão atender a necessidade de todas as cidades conveniadas ao Consirc. A meta do Ministério da Saúde é renovar 65,7% de toda a frota brasileira”, acrescentou Dr. Sinval, ao priorizar Catanduva.

O Samu conta com três viaturas de suporte básico e uma de suporte avançado, além da central de regulação para atender os 19 municípios. Os custos pelo funcionamento e operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência são divididos entre as cidades da região que mais utilizam o serviço. Uma ano atrás, o custo para manutenção das atividades do Samu girava em torno de R$ 500 mil por mês. Quase 90% deste montante é para o pagamento dos profissionais de saúde e não sobram recursos para manutenção dos veículos.

“Além da renovação, o Ministério da Saúde vai destinar ambulâncias para expansão do Samu 192. A medida beneficiará 134 municípios que ainda não possuem esse tipo de serviço. Com a expansão, a cobertura da população chegará a 84,1%, ou seja, 173 milhões de brasileiros”, completa o Dr. Sinval, que estará dando orientações aos gestores municipais de como se cadastrar no sistema do Ministério da Saúde, juntamente com a diretora administrativa do Consirc, Viviane Palma.

A diretora Viviane, que foi aprovada pelos 19 prefeitos para coordenar o Consirc, encaminhou ao gabinete do deputado federal Dr. Sinval Malheiros as informações sobre a necessidade de renovação da frota do Samu regional. O deputado federal, que tem 40 anos de experiência profissional em Medicina, destacou a postura profissional da diretora, a preocupação com a saúde dos moradores de 19 cidades da região Noroeste e ressaltou que o Consirc é um dos mais eficientes consórcios de saúde do Estado de São Paulo.

(texto: Jurandyr Bueno)

Compartilhe esse post nas redes sociais!

Veja Também