Nova política para prevenção do uso de drogas nas escolas é proposta por Styvenson

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (11/04), o senador Styvenson Valentim anunciou a apresentação de um projeto de lei que cria a Política Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas nas Escolas. Segundo o senador do Podemos do Rio Grande do Norte, a proposta tem objetivo de promover um estilo de vida saudável nas escolas, por meio de ações de prevenção, orientação e tratamento de jovens.

Na opinião do senador, é preciso fazer frente à ação das empresas de tabaco e álcool, que seduzem os jovens por meio de propagandas enganosas.

“Por que este capitão tem tanta raiva da droga? Porque, como policial, eu vi o que ela pode fazer. Vi, bem próximo, o que o álcool pode fazer no trânsito, o que o crack pode fazer na vida de um jovem. Não é nada legal. Não existe a parte do barato legal. É mentira, propaganda enganosa”, disse o senador.

Styvenson Valentim citou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, com estudantes do 9º ano, que mostra aumento no consumo de álcool e drogas ilícitas entre 2012 e 2015. De acordo com a pesquisa, em 2012, 50,3% dos estudantes com idade entre 13 e 15 anos afirmaram ter experimentado álcool. Em 2015, esse índice saltou para 55 %. Já em relação aos que afirmaram ter usado drogas ilícitas, o índice subiu de 7,3%, em 2012, para 9%, em 2015.

(Com informações da Agência Senado)

foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Compartilhe esse post nas redes sociais!

Veja Também