Romário assume presidência da Comissão de Assuntos Sociais, e Styvenson será o vice-presidente

O senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, foi eleito na manhã desta quinta-feira (14/02), por aclamação, como o novo presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para o biênio 2019-2021. Na mesma reunião, foi eleito também o vice-presidente do colegiado, o senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte. A comissão possui 21 integrantes titulares e igual número de suplentes, e tem como atribuição opinar sobre proposições que tratem de relações de trabalho, organização do sistema nacional de emprego, exigências para o exercício de profissões, seguridade social, previdência social, população indígena e assistência social.

Militante das causas das pessoas com deficiência e de doenças raras, Romário garantiu que esses temas continuarão a ser frequentes nos debates e nos projetos que passam pela CAS, mas frisou que os integrantes também precisarão discutir temas ligados aos povos indígenas e a questões de saúde e trabalhistas, assuntos em voga.

“Através dessa comissão, vamos poder ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É o que nós temos por obrigação, fomos eleitos exatamente para isso, independentemente de Estado e de Partido, o objetivo aqui maior de todos nós, a partir deste momento nesta Casa do Senado, é fazer o melhor para o nosso povo. Eu tenho certeza de que juntos, trabalhando seriamente, dedicados e, principalmente, com muita honestidade, vamos conseguir”, disse o senador.

Ao fazer um agradecimento aos membros da CAS por sua eleição, o senador Romário lembrou que há muito tempo milita na área do atendimento às pessoas com deficiência.

“Esta é uma comissão importante na área social. Eu particularmente milito já nos últimos 13 anos da minha vida na área das pessoas com deficiência e doenças raras. São segmentos da nossa sociedade, com certeza, esses temas passarão todos por aqui. A nossa saúde, que sabemos que, infelizmente, vive um momento cada vez pior. A precariedade que existe na saúde do Brasil é uma coisa impressionante. Nós temos hoje aqui, a partir de agora, uma oportunidade de melhorar esses temas”, afirmou o novo presidente da CAS.

Idosos

Vice-presidente eleito, o senador Styvenson Valentim também lembrou que a comissão não poderá deixar de discutir a situação dos idosos brasileiros, especialmente no contexto da reforma da Previdência.

“Falamos de medicina, das necessidades especiais, das crianças, do esporte, mas não podemos esquecer da população que vai ser pauta com a reforma da Previdência, dos idosos. Estamos envelhecendo, então vamos envelhecer com qualidade de vida, vamos deixar registrado que essas pessoas não vão ficar esquecidas”, garantiu o senador do Podemos.

A próxima reunião do colegiado ficou agendada para o dia 20, a partir das 9h.