Alvaro Dias elogia atos em defesa de Moro e da Lava Jato e cobra investimentos em fiscalização na fronteira

O Líder do Podemos, senador Alvaro Dias, elogiou, na sessão desta segunda-feira (01/07), a participação popular nas manifestações em prol da Operação Lava Jato, este domingo (30/06), e cobrou maiores investimentos no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), programa desenvolvido pelo Exército que tem a missão de proteger 17 mil quilômetros de fronteira.

Para o líder do Podemos no Senado, ao ir às ruas em manifestações que eclodiram ontem por todo o país, a população deu uma resposta significativa aos vazamentos criminosos contra a Operação Lava Jato. “A cada manifestação o brasileiro adquire expertise e cada manifestação se torna ainda mais fascinante. Temos que homenagear os brasileiros que se dispõem, num domingo, a ir para as ruas para exercitar a civilidade e, sobretudo, a democracia”, assinalou o senador.

Alvaro Dias destacou que os protestos tiveram caráter de unidade em relação à Lava Jato e ao ministro Sérgio Moro. “Depois de agressões, até estapafúrdias dos últimos dias, decorrentes de um vazamento criminoso, de mensagens que nada acrescentam, ele é aplaudido nas ruas, homenageado pelo povo brasileiro, e certamente vai continuar com o mesmo entusiasmo, com a mesma força e competência com que vem agindo até este momento”, acrescentou.

Segurança na fronteira

O senador Alvaro Dias relatou que, ainda no domingo, visitou a 5ª Divisão do Exército, em Curitiba (PR), a fim de discutir segurança pública e conhecer mais de perto as necessidades de investimentos na área de fronteira. Segundo ele, o contrabando e o tráfico de drogas movimentam cerca de R$80 milhões por dia ao longo da fronteira brasileira. No primeiro semestre, disse o parlamentar, o Exército recuperou R$ 109 milhões.

“Nas últimas campanhas eleitorais, pelo menos, os candidatos a presidente da República assumiram o compromisso de investimentos mais significativos para que o Sisfron comece a operar para valer na fronteira do Brasil”, lembrou. “O que se exige agora é o investimento para que o Sisfron se torne uma realidade. Há um início, algo já se fez, mas se investiu muito pouco. É fundamental que o governo invista para completar essa tarefa de instalar o Sisfron”.

Homenagem

No pronunciamento, o senador homenageou o jornalista João Cláudio Netto Estrella, produtor da TV Globo no Senado, que faleceu no sábado (29/06), aos 38 anos. “As nossas homenagens póstumas e a nossa solidariedade à família, com profundo sentimento, também aos seus amigos, aos seus colegas de profissão, aos senadores que conviveram com ele, enfim, a todos aqueles que admiravam o João Cláudio”, finalizou.