Podemos completa 4 anos como uma das principais forças políticas do Brasil

Terceira maior bancada no Senado e com posicionamento independente, partido é um dos que mais crescem no país

O Podemos completa 4 anos nesta quinta-feira (1º). Mesmo em pouco tempo, o partido já soma várias conquistas e realizações no cenário político do país. No Senado, o Podemos detém a terceira maior bancada, com nove senadores. Nas ruas, soma aproximadamente meio milhão de filiados em todo o país.

Denominado partido movimento, o Podemos surgiu como resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e crítico da polarização entre esquerda e direita, que divide o Brasil. Entre as principais bandeiras estão mais transparência, mais participação, mais democracia direta, o combate à corrupção e a luta pelo fim dos privilégios.

“Por acreditar que a política é a principal ferramenta da democracia e da transformação social, há 4 anos fundamos o Podemos, para devolver à população o direito que lhe pertence, que é compartilhar com seus representantes as principais questões do país. Os eleitores aprovam o jeito democrático do Podemos, que faz política com princípios éticos e em parceria com a sociedade. Era isso que o povo cobrava quando saiu às ruas para reclamar seu espaço constitucional de decidir além do voto eleitoral. O Podemos dá voz e representa esse sentimento das ruas”, vibra a presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP).

Prova disso é que nas eleições de 2020, o Podemos foi um dos partidos que mais cresceram, passando de 30 para 102 prefeituras, totalizando um crescimento de 240%. Atualmente, a população brasileira que vive em cidades governadas pelo Podemos é de 6,7 milhões de pessoas.

Conquistas: vacina e empregos em meio à crise

Entre as conquistas mais recentes estão a ação do Podemos no Supremo Tribunal Federal que derrubou a cobrança da tarifa do cheque especial, que prejudicaria 80 milhões de brasileiros. É também do Podemos a Lei de Importunação Sexual, que prevê prisão para quem cometer crime libidinoso contra mulheres no transporte público. No início de 2021, as bancadas na Câmara e no Senado foram fundamentais e tiveram protagonismo na aprovação da Lei que autorizou a compra de vacinas contra a Covid por estados e municípios, sob a relatoria do deputado federal Igor Timo (MG), e na aprovação do Projeto de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE), relatado pela deputada Renata Abreu. A proposta, segundo o próprio setor, salvou dois milhões de empregos no país.

Capital da Vacina no Brasil é do Podemos

São Luís, capital do Maranhão, passou a ser conhecida no país como a “capital da vacina”, devido à gestão do prefeito Eduardo Braide, do Podemos. O município é a capital mais avançada em relação à vacinação contra COVID-19. Jovens de 18 anos já estão recebendo vacina, e o prefeito Eduardo Braide já anunciou pedido de autorização ao Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes de 17 a 12 anos.

Combate à Corrupção

Referência ética, o Podemos lidera no Congresso Nacional a luta pelo fortalecimento da legislação anticorrupção no país. A PEC do fim do foro privilegiado, do senador Alvaro Dias (PR), e o projeto do senador Lasier Martins (RS) que permite a prisão após condenação em segunda instância são duas esperanças da população brasileira contra a impunidade. Em junho desse ano, o partido marcou posição contrária na votação do projeto 10887/2018, que desfigurou a Lei de Improbidade Administrativa, e também votou contra o PLP 9/2021, que enfraquece a Lei da Ficha Limpa, tornando elegíveis políticos e gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas pelos órgãos de controle.

Durante o desmanche da Operação Lava Jato, o Podemos foi uma das poucas vozes que se levantaram para defender o legado da maior Operação de combate à corrupção do país. A perseguição a procuradores e ao ex-juiz Sérgio Moro e todo retrocesso na legislação anticorrupção e em favor da impunidade têm sido denunciadas frequentemente pelos líderes do partido e questionada até no Poder Judiciário, como, entre outras, na Ação Direta de Inconstitucionalidade para barrar a criação do “juiz de garantias”. De acordo com especialistas em Direito, o “juiz de garantias” prejudica o combate aos crimes do colarinho branco. Por conta dessa ação do Podemos, a lei não entrou em vigor até que o STF decida pela sua legalidade.

Futuro

Por ouvir as ruas e defender que a população tenha cada vez mais poder de decisão, pelas práticas éticas – primeiro partido a implantar em nível nacional Programa de Compliance e Integridade – pela credibilidade e reputação no combate à corrupção, pelo projeto de modernidade e desenvolvimento que representa ao país, o Podemos é sempre o nome mais considerado quando se fala em alternativas à polarização. Pautado nesse desejo da sociedade brasileira que “sonha” com uma “terceira via”, o partido já manifestou o desejo de lançar candidato próprio nas eleições de 2022, para unir o Brasil, realizar as mudanças que a sociedade cobra e fazer o país avançar.

Podemos 4 Anos

“Um dos partidos que mais cresceram no Brasil, mas com qualidade e com posicionamento. Eu fico muito feliz de comandar esse grupo de pessoas, que entende que quem pode mudar o nosso país somos nós mesmos. Quatro anos de muita luta, de coerência e de determinação. Parabéns, Podemos”!

Renata Abreu, presidente nacional e deputada federal

 

“Já são quatro anos que nós estamos juntos construindo o Podemos um partido independente que quer fazer a leitura correta das prioridades da nossa população, transformando-as nas nossas bandeiras. Venha conosco, continue conosco e nos ajude a construir um grande partido capaz de promover as mudanças que o Brasil espera”.

Alvaro Dias, senador da República e líder do Podemos no Senado

 

“O Podemos se transformou na grande ferramenta de transformação que o nosso país tanto ansiava”.

Igor Timo, deputado federal e líder do Podemos na Câmara

 

”Quatro anos de luta. O nosso partido Podemos está sintonizado com as vozes das ruas. É um partido que combate a corrupção no Congresso Nacional. É o partido que combate os privilégios. É o partido que está na cabeça do povo brasileiro, cresce todos os dias, porque nós temos caráter, compromisso verdadeiramente com o povo brasileiro para mudar o Brasil de verdade”.

José Nelto, deputado federal e presidente do Podemos em Goiás

 

“Eu quero registrar aqui a alegria e a satisfação de pertencer a um partido que há quatro anos preza pela ética, é democrático e escuta as ruas. Um partido que pratica a democracia interna e anda sintonizado com as ruas. É uma honra para o Brasil ter o Podemos e ter uma organização partidária como o Podemos”.

Ricardo Teobaldo, deputado federal por Pernambuco

 

“Podemos, quatro anos somando com o Brasil. A política é o maior instrumento para a construção do bem comum. Como fazer isso? Juntos podemos. Podemos fazer com que o Brasil seja próspero, desenvolvido, justo reconhecendo sempre a nossa maior riqueza que é o povo brasileiro. Vamos em frente”.

Flávio Arns, senador da República pelo Paraná

 

“São quatro anos de Podemos mudando o país. A limpeza moral e ética que a gente tanto espera na política começa dentro do próprio partido. Podemos, parabéns. Orgulho fazer parte desse time”.

Styvenson Valentim, senador da República pelo Rio Grande do Norte

 

“Podemos quatro anos de existência. E há quatro anos lutamos na defesa de um princípio: Juntos Podemos mudar o Brasil. E vamos mudar o Brasil derrotando velhos vícios da política brasileira”.

Lasier Martins, senador da República pelo Rio Grande do Sul

 

“Eu tenho orgulho de ser filiado ao Podemos. Nesses quatro anos fez bonito. O partido ombreou lutas aqui que orgulhou o povo brasileiro. O partido, por exemplo, voltou recentemente para manter a Lei da Improbidade. O partido não quis que flexibilizasse. Sabe por que? Porque o partido é radicalmente contra a corrupção. O Podemos foi o partido que apoiou a Lava Jato, o tempo todo e o tempo inteiro. O Podemos é um partido democrático. Esse é o Podemos”.

José Medeiros, deputado federal pelo Mato Grosso

 

“Começar não é tão difícil, o difícil é se manter. O Podemos começou há quatro anos dialogar com a sociedade e assumir compromissos de lutar pela transparência, pela ética na política, moralidade e contra a corrupção. O Podemos tem se mantido firme nesta posição. Quatro anos do Podemos somando com o Brasil”.

Roberto Lucena, deputado federal por São Paulo

 

“Que orgulho está para dizer à nossa pátria amada que existe um partido político completando quatro anos de vida digníssima sem absolutamente nenhum erro. É o Podemos que sempre em todas as votações faz a sua diferença porque vota simplesmente pensando na sociedade brasileira. Quatro anos de Podemos. Parabéns, Podemos, a todos nós amigos e amigas, integrantes e a vocês brasileiros que sabem da nossa diferença”.

Jorge Kajuru, senador da República por Goiás

 

“Quero aqui parabenizar o nosso partido Podemos pelos seus quatro anos, que está a aniversariando. Dizer que é um orgulho fazer parte dessa família.  Um partido que tem lutado em prol dos nossos brasileiros, um partido que luta contra a corrupção e contra os privilégios. Quero dizer para a nossa população que conte com o Podemos aqui na Câmara dos Deputados”.

Josivaldo JP, deputado federal pelo Maranhão

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos