
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que possibilita a imposição de multa diária ao agressor em favor da vítima de crime de violência doméstica e familiar, em caso de descumprimento de medida protetiva de urgência.
A possível multa será determinada pelo juiz, de acordo com a gravidade do descumprimento da medida imposta, que também pode levar à prisão. O texto inclui a previsão na Lei Maria da Penha.
O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 3723/2025, que tem a deputada Dra. Alessandra Haber (PA) na coautoria. O projeto original estabelece também a possibilidade de decretação de prisão preventiva do agressor em caso de descumprimento das medidas protetivas.
Próximos passos A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para análise do Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Foto: Kayo Magalhães – Agência Câmara
Saiba mais:
Leia no site oficial do Podemos
Filiar é construir o Brasil que a gente acredita.
Faça parte do movimento que aposta na renovação política, na ética e na participação cidadã.
leia também.
20falar
Notícias, agenda e bastidores no seu e-mail toda semana.





