Abdala Fraxe

Amazonas

O deputado estadual Abdala Habib Fraxe Júnior nasceu em Boa Vista (RR), no dia 19 de setembro de 1969. Veio para Manaus aos 16 anos para dar continuidade aos estudos. É casado com Shádia Hauache Fraxe e tem três filhas: Náhida Hauache Fraxe, Dânia Hauache Fraxe e Nayla Hauche Fraxe.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), no período entre 1995 e 1998, Fraxe foi o primeiro diretor-executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Manaus (OGMO), instituição criada por determinação da lei 8.630/93 que previa a modernização dos portos. Na mesma época, Abdala Fraxe foi membro do Conselho de Autoridade Portuária. E, de 1998 a 2003, o atual deputado foi diretor do Sindicato de Revendedores de Combustível do Amazonas.

Em meados de 2000, Fraxe começou a militar partidariamente. Ele concorreu em dois pleitos para vereador e três vezes para deputado estadual, sendo eleito para o seu primeiro mandato na terceira tentativa, nas eleições de 2010, com 17.500 votos.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), já no seu primeiro mandato, o deputado ocupou o cargo de 2º. secretário da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). De abril a dezembro de 2014, teve a importante missão de comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Foi reeleito no pleito de 2014, com 23.626 votos. De 2015 até o final do ano passado, foi secretário geral da Mesa Diretora. Ainda em 2015, o parlamentar iniciou o comando da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), onde levou a instalação da comissão a 57 câmaras municipais do Amazonas, por meio do Programa de Interiorização da CDC. No início deste ano, foi eleito vice-presidente da Mesa para o biênio 2017/2018.

Do dia 9 de maio até 4 de outubro, com a saída do presidente David Almeida para assumir interinamente o Governo do Estado, pela linha sucessória, Fraxe presidiu os trabalhos na Aleam, dando início às atividades em todas as sessões plenárias, de forma assídua e pontual. Com o retorno do deputado David à presidência da Aleam, Abdala voltou a exercer a vice-presidência da Casa, auxiliando o presidente a dirigir o parlamento estadual de forma eficiente, para dar respostas rápidas à população do Amazonas.