Styvenson Valentim

Senador
Eleito pelo estado do Rio Grande do Norte

O Senador Styvenson Valentim nasceu no dia 07 de fevereiro de 1977, em Rio Branco/AC e, ainda adolescente, mudou-se para Natal/RN. Na cidade, construiu sua vida, casou-se, graduou-se em Direito, aperfeiçoando-se em Direito Penal e Processual Penal. Cativado pela profissão militar e guiado pela vontade de servir à sociedade potiguar, ingressou na Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte, onde se formou oficial no final de 2003.
Atuou no policiamento ostensivo sempre norteado pelo compromisso com a segurança pública, pela responsabilidade e probidade. Em 2009, já como tenente, passou a exercer suas funções no Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), angariando notoriedade entre seus pares, superiores, subordinados e, sobretudo, da população, ao coordenar a Operação Lei Seca, entre os anos de 2014 a 2016. Sua condução exemplar, rigorosa no cumprimento da lei, para quem quer que fosse, em qualquer situação, levou o jovem tenente ao posto de capitão.
Ainda em 2016, recebeu o comando do patrulhamento da zona oeste de Natal, região com um dos piores índices de violência e, coincidentemente, onde havia iniciado sua carreira como policial militar.
Fiel cumpridor de ordens e observador dos preceitos da hierarquia e da disciplina, determinado em dar o melhor de si, fez valer a coragem e a determinação que herdou de seus pais e foi além do trabalho de rotina. A crença de que a educação é a forma mais eficiente de combater o crime, liderou a reconstrução da escola municipal Maria Ilka de Moura, que vinha sendo depredada e estava prestes a fechar.
A iniciativa recebeu apoio total da comunidade e, em menos de um ano, as turmas, antes vazias, ficaram lotadas. Unindo escola, família e comunidade, em pouco tempo a história mudou. “Hoje, a escola é exemplo de eficiência”, afirma o senador, que se emociona com a transformação que ajudou a promover.
Há 2 anos, começou na capital potiguar, movimento popular para que o capitão Styvenson Valentim enfrentasse um novo desafio:  candidatar-se a um cargo eletivo. No início, resistiu, já que a carreira política nunca fez parte dos seus planos. Em 2018, já no fim do prazo para apresentar sua candidatura, aceitou disputar o cargo para o Senado Federal. Recebeu 745.827 votos e elegeu-se, em sua única disputa, na primeira vaga para senador da República pelo estado do Rio Grande do Norte.
Suas bandeiras para o exercício do mandato serão a educação de qualidade, a segurança pública com efetividade, a assistência social aos mais necessitados e a reforma política, priorizando a moralidade, a transparência, o respeito e o zelo pelo bem público. “Vou trabalhar pelo Brasil e pela população norte-rio-grandense. Os eleitores que acreditam em mim podem esperar, devolverei toda a representatividade com muito trabalho.