Dr. Sinval defende inclusão inédita de Catanduva no Mapa do Turismo Brasileiro

Ferramenta define estratégias de atuação do Ministério do Turismo e garante recursos às cidades habilitadas
O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos) defendeu a inclusão inédita de Catanduva no Mapa do Turismo Brasileiro. Mesmo com o recesso na Câmara dos Deputados, o parlamentar esteve em Brasília nesta semana onde encontrou-se com o secretário-executivo – que por diversas vezes atuou como ministro interino de Turismo –, Alberto Alves. Para Malheiros, a cidade atende todas as exigências para ser incluída na categoria na edição 2017 do Mapa do Turismo.
“O Mapa do Turismo Brasileiro está desde o início de junho recebendo dados atualizados de regiões e municípios. As informações servirão para a atualização do Mapa, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo”, explica Malheiros, que destacou também a importância de manter as cidades do interior paulista que já foram incluídas em edições anteriores da publicação oficial.
“Trata-se de ferramenta importante para destacar municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e também para nortear a definição de políticas públicas para o setor. Por isso é primordial que os gestores participem ativamente de sua atualização de maneira a assegurar que todos os nossos destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados. E esse é o objetivo do deputado Dr. Sinval Malheiros, que nos procurou e passou todas as informações para que Catanduva possa vir a ser beneficiada com recursos também neste setor”, ressaltou o ministro interino.
Atualmente, o Brasil tem 2.175 municípios incluídos no Mapa, divididos em 291 regiões turísticas. Para fazer parte da publicação, a cidade precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o setor na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal ou dirigente responsável pelo órgão. O secretário de Governo de Barretos, Eduardo Petrov, também participou da reunião desta quinta-feira. Sua cidade, Barretos, encontra-se na categoria “Águas Sertanejas”, ao lado de Colombia, Guaíra, Guaraci, Olímpia e Severínia.
Categorias – Após a defesa do médico e deputado Dr. Sinval Malheiros, a cidade de Catanduva poderá ser incluída na “Águas Vivas” do Mapa do Turismo Brasileiro 2017. Será a primeira vez que a cidade é inserida na publicação, que tem diminuído o número de cidades a cada nova atualização. Na região Noroeste do estado, apenas Sales e Novo Horizonte já foram habilitadas nessa categoria.
O médico e deputado Dr. Sinval também destacou a importância de manter esses municípios na próxima edição, mantendo a habilitação para receber recursos do Ministério do Turismo. Malheiros ainda defendeu a manutenção das cidades de Ibirá, Monte Aprazível, São José do Rio Preto e Uchoa na categoria “Águas e Cultura”.
Em atenção a pedidos de prefeitos e vereadores que procuraram o seu gabinete em Brasília, Dr. Sinval defendeu ainda a permanência de Borborema, Ibitinga e Taquaritinga na categoria “Centro Paulista”; de Rubineia e Santa Fé do Sul na categoria “Entre Rios”; Cardoso, Indiaporã, Mira Estrela, Ouroeste, Paulo de Faria, Riolândia e Votuporanga na categoria “Grandes Lagos”; e Buritama, Ilha Solteira, Castilho e Pereira Barreto na categoria “Natureza e Tradições”.