Rose de Freitas debate direito das mulheres e clima na Assembleia Geral da ONU

A senadora Rose de Freitas, procuradora especial da mulher no Senado Federal, participou de debate na Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), e, na ocasião defendeu projetos e ações prioritárias para a garantia dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero, além da adoção de medidas que revertam as mudanças climáticas. Rose de Freitas representou o Senado na 74ª Assembleia Geral da ONU, e nesta segunda-feira (30/9), acompanhou diversos debates tanto na Assembleia como no Conselho de Segurança da ONU.

Na última sexta-feira (27/9), a senadora Rose de Freitas se reuniu com o embaixador João Genésio de Almeida Filho, chefe da Missão Permanente, quando falaram sobre o meio ambiente, com destaque para o pronunciamento do secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, que chamou atenção para a crise do clima vivida pelo planeta.

“Se estamos falando de mudanças climáticas, o que nos resta é nos adaptarmos. Mas se a questão é uma crise, temos que agir em conjunto para superá-la”, disse Rose de Freitas, integrante da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC).

Agenda 2030
Direitos das mulheres, sua maior participação em ações globais, a efetivação da igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica, pautas que integram a Agenda 2030 (conjunto de 17 metas para o desenvolvimento social e econômico do mundo), também foram abordados na conversa na Missão Permanente.

O embaixador convidou a senadora Rose de Freitas para a Convenção da Mulher na ONU, em 2020, que vai tratar desses assuntos, enquanto Rose, afirmou que há interesse em compartilhar a experiência brasileira de aprimoramento da legislação e criação de uma rede de proteção para a mulher com os demais países.

Rose destacou ainda projetos, seus ou em tramitação no Congresso, sobre os direitos dos idosos. Para ela, o grupo de trabalho na ONU sobre idosos deveria evoluir para uma comissão mais estruturada e permanente, como acontece com a temática feminina.

Debates
Na Assembleia Geral da ONU, a senadora do Podemos acompanhou pronunciamentos de países sobre desenvolvimento social e econômico, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, igualdade social e multilateralismo. Rose participou ainda do painel “Universalização do Acesso à Saúde”, organizado pela missão de Serra Leoa, sobre projetos, políticas públicas e modelos de financiamento para beneficiar populações mais necessitadas.

Durante o fim de semana, a senadora ouviu os representantes do Vietnã, México, Suíça, Cuba e África do Sul destacar a importância do multilateralismo.

(com informações da Agência Senado)

Foto: Gabinete Rose de Freitas