A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), participou nesta quarta-feira (24/09) da solenidade do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros 2025. A parlamentar agraciou a vice-secretária Nacional de Inclusão do Podemos Mulher, Karin Camargo, com diploma de menção honrosa, na categoria Darci Barbosa. A cerimônia foi realizada em no Salão Nobre, na Câmara.
Renata Abreu destacou a trajetória de luta, resiliência e representatividade de Karin Camargo ao defender e lutar por mais direitos para pessoas com deficiência.
“Karin transforma sua vivência em força coletiva, sendo voz ativa na busca por acessibilidade, respeito e oportunidades iguais. Sua dedicação diária a causas sociais impacta positivamente comunidades inteiras, inspirando outras pessoas com deficiência a se reconhecerem como sujeitos de direitos. Mais do que vencer barreiras físicas, Karin rompe muros simbólicos que ainda excluem milhões de brasileiros. Sua história precisa ser reconhecida, valorizada e multiplicada”, justifica a parlamentar.
Durante pronunciamento, a parlamentar reforçou o compromisso do partido com a inclusão e lembrou aos demais parlamentares sobre o real sentido da política na vida das pessoas com deficiência.
“A política transforma vidas, tem o poder de criar projetos que fazem a diferença na vida das pessoas, como a Lei da Acessibilidade. Quando a gente tira o foco do problema e pensa em soluções juntos, a gente transforma o Brasil. Sejam muito bem-vindos a uma nova era, a era que não é só de fazer favor e sim de fazer Justiça”, pontuou Renata Abreu.
Karin Camargo agradeceu o reconhecimento e falou sobre missão dela de transformar a dor em política pública. Ela destacou que trabalho é direcionado em políticas que respeitem a dignidade, ampliem a autonomia e garantam igualdade de oportunidades.
“Inclusão não é caridade, é Justiça. Cada vez que ocupamos espaços de decisão mostramos que pessoas com deficiência não são exceções, mas protagonistas. Que este prêmio sirva de lembrete que o nosso lugar é em todos os lugares e que a luta pela inclusão é uma luta de todos. Que esse prêmio seja o compromisso de nunca mais aceitarmos sermos invisíveis”, defendeu a homenageada.
O vice-presidente do Podemos, Pastor Everaldo, e o secretário nacional do Podemos, Luiz França, prestigiaram a cerimônia de premiação.
O Prêmio é uma homenagem anual a entes federados (União, Estados e Municípios), empresas públicas ou privadas, Organizações Não Governamentais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ou personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam especial destaque na inclusão de pessoas com deficiência ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.
A solenidade de premiação foi realizada na semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Foto: Artur Póvoa

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

