Neste Outubro Rosa, o deputado Dr. Victor Linhalis (ES) destacou seu compromisso na luta contra o câncer de mama, doença que marcou sua vida pessoal e inspira sua atuação política. Ainda na infância, o parlamentar acompanhou o sofrimento e a morte da mãe em decorrência da enfermidade, experiência que, segundo ele, o motivou a transformar a dor em ação em defesa da saúde pública.
Na Câmara dos Deputados, Linhalis tem se dedicado a fortalecer o sistema público de saúde, especialmente no acompanhamento de pessoas com predisposição genética ao câncer. Entre as iniciativas, o parlamentar foi relator do Projeto de Lei 6.759/2010, que prevê a inclusão de exames de biomarcadores e predisposição genética no Sistema Único de Saúde, possibilitando diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Ele também defende a redução da idade mínima para realização de mamografias em mulheres de alto risco.
Linhalis também defendeu iniciativas que fortalecem a pesquisa científica, como o Projeto de Lei 4.615/2019, que cria o Cadastro Nacional de Pesquisa em Drogas Experimentais para o Tratamento do Câncer, o Banco Nacional de Combate ao Câncer. A proposta tem como objetivo garantir mais transparência e eficiência nas investigações sobre novos medicamentos e avanços no caminho da cura.
Além da atuação legislativa, o deputado tem destinado recursos significativos para a saúde no Espírito Santo. Foram mais de R$ 76,5 milhões para investimentos gerais na saúde do estado e mais R$ 1,7 milhão para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFEEC), do Hospital Santa Rita.
“O meu compromisso é claro: colocar a prevenção e o cuidado sempre em primeiro lugar”, afirma o deputado, ressaltando que a luta contra o câncer de mama deve ser prioridade permanente, não apenas durante o Outubro Rosa.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

