Luiz Crovatto Presidente Estadual da Juventude do Podemos RS
Estamos vivendo a era da influência digital, mas isso não diz respeito apenas ao consumo. Para os jovens, que já nascem e crescem em contato com plataformas que permitem personalizar suas fontes de informação, a visão de mundo e percepção da sociedade também se constrói a partir dessas escolhas.
Na última eleição, viralizaram nas redes sociais diversos vídeos de jovens identificados com movimentos políticos de esquerda e de direita, ostentando cartazes, camisetas ou bonés com simbologias ou frases de cunho político. Diante de perguntas simples, quando entrevistados nas suas manifestações, eram incapazes de argumentar sobre os pontos de vista expressos nas mensagens que ostentavam.
Os compartilhamentos ridicularizando a situação, de um lado e de outro, eram sobre um problema comum a ambos: o “CVtrl C + Ctrl V” de jargões difundidos por influenciadores, sem uma reflexão capaz de atribuir sentido àquela ideia. Conectados às redes sociais, mas desconectados do papel histórico da juventude nas grandes transformações políticas e sociais do Brasil, a grande massa de jovens “digitalmente influenciados” perde o protagonismo quando passa a servir de elenco de apoio para os interesses de quem está mais preocupado em atacar e vencer seu adversário político, do que em melhorar de fato a vida de quem mais precisa.
A política sempre foi e deverá continuar pautada, em boa medida, por formadores de opinião. No entanto, o desafio dos movimentos de juventude comprometidos com a democracia é enxergar além das bolhas, sabendo que a nossa força não está apenas no discurso bem alinhado mas, acima de tudo, na consciência bem construída.
Biografia: Luiz Crovatto é publicitário e vice-presidente estadual da Juventude do Podemos no Rio Grande do Sul. Suas bandeiras se concentram na importância da educação e da participação ativa dos jovens como vetores de transformação para o estado e o país. Seu trabalho é dedicado ao fortalecimento do protagonismo juvenil, promovendo o diálogo, o engajamento e o desenvolvimento de uma política mais justa, representativa e que atenda às necessidades reais da população.
Foto: Artur Póvoa – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

