- Delegado Bruno Lima é deputado federal eleito pelo Podemos
Ao longo do meu mandato, apresentei 317 proposições legislativas, entre elas 104 projetos de lei, 15 propostas de emenda à Constituição, além de projetos de decreto legislativo, requerimentos de CPI, projetos de lei complementar e outras iniciativas em defesa da causa animal e da população. Cada uma nasceu da convicção de que a política deve transformar realidades, proteger vidas e enfrentar os problemas da sociedade.
Em 2025, obtivemos 12 projetos de lei aprovados em comissões e 8 em Plenário. Esse resultado mostra que o meu mandato vai além do discurso e transforma ideias em conquistas concretas.
Na causa animal, que faz parte da minha essência, avançamos no aumento da pena para o tráfico de animais silvestres, conquistamos a Semana Nacional de Conscientização sobre a relação entre maus-tratos aos animais e violência doméstica, com base na Teoria do Elo, destinamos emendas para o maior projeto de castração de cães e gatos do Estado de São Paulo e, recentemente, alcançamos as assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (RCP n. 2/2026), que vai investigar atos de crueldade contra animais e as circunstâncias da morte do cão Orelha, caso que segue sob sigilo e sem solução. Defender os animais é defender a vida, a dignidade e uma sociedade mais justa.
Na segurança pública, seguimos firmes em pautas fundamentais. Avançamos no aumento da pena para quem falsifica bebidas e na criação do cadastro nacional de condenados por violência doméstica e familiar contra a mulher, no âmbito da Lei Maria da Penha. São medidas que fortalecem a proteção das famílias e ampliam a segurança da população.
Também tive atuação importante na PEC 18/2025 da Segurança Pública. Como membro da comissão, apresentei emendas ao texto, e uma delas foi parcialmente acolhida, garantindo direitos previdenciários mitigados pela reforma da Previdência, com impacto direto na vida de mulheres policiais.
Além da atuação legislativa, mantive compromisso com a destinação e a execução de recursos. Indiquei R$ 52.276.795,00 em emendas parlamentares e alcançamos 99,5% de execução das emendas impositivas. Isso significa responsabilidade com o dinheiro público e resultados que chegam na ponta.
Mais do que números, esse trabalho representa luta, propósito e compromisso com a causa animal, a segurança pública e políticas públicas que geram impacto real.
“Meu mandato existe para proteger vidas, defender quem mais precisa e transformar compromisso em resultado concreto para a população.”
Foto: Anoir Chafik na Unsplash

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

