Diego Garcia quer criar Serviço de Proteção à Maternidade e à Primeira Infância

O deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) apresentou, nesta semana, o Projeto de Lei 147/2019, que cria o Serviço de Proteção e Atendimento à Maternidade e à Primeira Infância (Pampi). A proposta consiste na oferta de apoio, orientação, acompanhamento e encaminhamento multidisciplinar à gestante em situação de vulnerabilidade social e à criança.

O parlamentar explica que o objetivo do PL é de contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e para o desenvolvimento de ações e estratégias que permitam a conciliação entre vida familiar, pessoal, profissional e comunitária. “Apesar de já existirem instrumentos legislativos e alguns outros serviços que garantem o atendimento e proteção à família e à gestante, não se observa a existência de programas específicos para proteção à maternidade, que visem explicitamente apoiar, de forma abrangente, as gestantes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, em um momento tão especial da vida da mulher”, afirma.

A proposta também propõe o aproveitamento das estruturas de Saúde e Assistência Social já existentes para oferecer serviços como encaminhamento aos serviços de saúde para acompanhamento pré-natal; atendimento psicossocial; alojamento temporário; orientação e direcionamento para programas de auxílio e promoção da autonomia econômica, de geração de trabalho e renda; e serviços destinados à garantia e promoção de direitos das famílias, das mulheres e das crianças e adolescentes.

Diego Garcia destaca que o Estado deve acolher a gestante, oferecendo o apoio que ela precisa para fortalecer o elo familiar com o bebê e garantir seu desenvolvimento. “Ainda podemos visualizar a proposta em uma perspectiva de família. A maternidade e a primeira infância representam um elo desde o período de gestação. E essa mãe precisa ter acolhimento do Estado e orientação em relação à saúde, assistência social, alimentação, afeto, entre outros, principalmente nos casos de gravidez não planejada, mas desejada. Precisamos ajudar as famílias a criarem esses primeiros vínculos com a criança, que começam na maternidade, pois ajudarão desde já em seu desenvolvimento.”

O parlamentar conta que, hoje, esse trabalho já é feito por algumas organizações da sociedade civil. “Existem alguns centros de atendimentos que acolhem essas famílias, mas queremos preencher a lacuna que há na iniciativa pública e utilizar serviços de Saúde e Assistência Social já existentes no serviço público para fortalecer ainda mais a garantia da proteção e valorização da família, da criança e da mulher.”

Texto: Mariana Torres

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos