Teto de juros é aprovado no Senado; autor do projeto, Alvaro Dias diz que medida é “justiça social” ao povo brasileiro

O Senado aprovou projeto de lei que limita taxa de juros a 30% ao ano para cartões e cheque especial, nesta quinta-feira (6). A medida recebeu 56 votos favoráveis.

A proposta, de autoria do senador Alvaro Dias (PR), estabelece que dívidas contraídas por brasileiros no período de março até dezembro de 2020 sejam submetidas ao teto de 30% de juros ao ano. Com isso o valor da dívida das famílias brasileiras cairá. O senador lembra que 67% das famílias estão endividadas no país e sofrem com os impactos da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

“Os juros altos induzem a inadimplência, que, por sua vez, eleva o risco e o custo da operação. Tal situação configura círculo vicioso de difícil resolução natural. Por isso, trata-se de uma ação de urgência estabelecer um teto para os juros nessas modalidades de crédito. Com a taxa Selic tão baixa, não é razoável manter juros superiores a 600% ao ano. Uma taxa de 30% ao ano é absolutamente satisfatória e suficiente para remunerar as instituições de crédito nesse período de crise”, sustenta o senador.

O senador destaca que o Brasil passa a adotar, mesmo que temporariamente, regime de limite teto de juros para as operações no cartão de crédito e cheque especial assim como outros 76 países já fazem.

“O Brasil pratica a mais alta taxa de juros de todo o mundo. É a verdadeira agiotagem oficializada. Será que o mundo todo está errado e nós estamos certos? Mais de 76 países já limitam as taxas de juros. Alguns por intermédio do Banco Central e outros pela legislação. Essa medida é uma justiça social ao povo brasileiro”, argumenta o senador.

O relator da proposta aprovada, o senador Lasier Martins (RS), afirma que o parlamento resguarda os brasileiros do endividamento e reitera que a medida não visa trazer prejuízos ao setor financeiro.

“Esse projeto de lei não pretende ferir a liberdade do mercado, mas ajudar quem perdeu o emprego ou a empresa, ou precisou se endividar por causa da pandemia. Trata-se de uma situação excepcional, temporária”, esclarece Lasier Martins.

De acordo com o texto aprovado, em caso de descumprimento do teto estabelecido a instituição financeira ficará sujeita a penalização por crime de usura, que pode resultar em pena de seis meses a dois anos de prisão e pagamento de multa.

Para que a medida passe a valer, o projeto de lei deverá ser aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado para sanção presidencial.

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos