Comissão aprova projeto que criminaliza veículos de tração animal

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza o uso de animais em veículos de tração ou no transporte de cargas quando houver dano à integridade física do animal.

 

O texto também proíbe a utilização de animais em circos, atividades de malabarismos e espetáculos similares, tanto presenciais quanto transmitidos pela internet. As regras estão previstas no Projeto de Lei 176/2023.

 

Relator da matéria, o deputado Bruno Ganem (SP) ressaltou que o transporte por tração animal já não representa mais uma parte significativa da matriz de transportes no país, mas ainda gera sofrimento e casos de maus-tratos. O parlamentar defendeu a aprovação do texto como forma de alinhar o Brasil às práticas de bem-estar animal defendidas pela sociedade.

 

“O transporte animal não é mais necessário no Brasil. Precisamos avançar para proteger os animais de sofrimento e acabar com práticas cruéis”, defendeu o parlamentar.

 

A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa para quem conduzir veículo movido à tração animal ou transportar cargas de forma que cause sofrimento. Em caso de morte do animal, a pena aumenta para até 5 anos de reclusão. Já o uso de animais em circos passa a ser punido com 2 a 5 anos de prisão e multa, com penas maiores em caso de lesão ou morte.

 

O projeto abre exceções apenas para situações específicas: atividades esportivas legalizadas, como turfe, hipismo e equoterapia; utilização por forças de segurança que utilizam montaria; e práticas de subsistência da agricultura familiar, desde que sejam respeitadas boas práticas de manejo.

 

Segundo Ganem, o substitutivo aprovado na Comissão de Viação e Transportes equilibra a necessidade de combater os maus-tratos sem prejudicar atividades regulamentadas e de relevância social.

 

O texto seguirá agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, posteriormente, para o plenário da Câmara dos Deputados. Para virar lei, precisará ainda da aprovação do Senado Federal.

 

Foto: Sérgio Barba – Liderança do Podemos na Câmara

 

 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos