A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 07/05, o Projeto de Lei 91/2023, de autoria da deputada Renata Abreu (SP), que declara Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé, o Patrono do Futebol Brasileiro. Descrito mundialmente como o Rei do Futebol, Pelé é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos.
“Pelé não foi só um craque — ele foi um símbolo do Brasil que venceu pelo talento, pelo esforço e pela paixão. Declarar Pelé Patrono do Futebol é reconhecer sua importância para nossa história e nossa identidade”, afirma a deputada Renata Abreu.
Pelé morreu aos 82 anos em 29 de dezembro de 2022, mas sua realeza e genialidade continuam vivas em cada canto do planeta. Com três Copas do Mundo, 1.282 gols reconhecidos pelo Guinness, recordes que atravessam gerações e feitos históricos, como ter interrompido uma guerra civil para jogar bola, ele é mais do que um ídolo — é patrimônio cultural do Brasil.
Ele tinha 29 anos quando marcou o seu milésimo gol, num jogo entre Santos e Vasco, no Maracanã, em 1969. O jogo foi válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que equivalia ao Campeonato Brasileiro
O projeto de Renata reconhece oficialmente seu papel na construção da identidade nacional. O título de Patrono do Futebol Brasileiro é uma forma de manter vivo esse legado e inspirar futuras gerações a honrar o Brasil com a mesma grandeza.
A proposta da deputada agora será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.
Texto – Lola Nicolás
Foto – Divulgação