O deputado Dr. Victor Linhalis (ES) celebrou uma importante conquista com a aprovação, do projeto que institui o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (PL 2328/2023), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
A proposta cria um banco de dados unificado com informações de todo o país, garantindo mais agilidade às investigações, fortalecendo o trabalho das autoridades e ampliando as chances de localização de pessoas desaparecidas.
Segundo o parlamentar, a iniciativa representa uma resposta concreta a uma dor que afeta milhares de famílias brasileiras. “A falta de um sistema unificado sempre foi um grande obstáculo na investigação de casos de desaparecimento. Com esse cadastro, vamos dar mais eficiência às buscas, reduzir o tempo de resposta e, principalmente, oferecer esperança para milhares de famílias”, afirmou.
Dr. Victor Linhalis ressaltou ainda que o projeto vai além do campo da segurança pública, alcançando valores essenciais de cidadania e direitos humanos. “Estamos falando de dignidade humana. O desaparecimento de uma pessoa não pode ser tratado como um dado estatístico. É uma realidade dolorosa que precisa da atenção do Estado e de políticas públicas eficazes”, destacou.
Com a aprovação, o texto segue para sanção presidencial e deve se consolidar como um instrumento estratégico de apoio às autoridades e de amparo às famílias em todo o país.
Foto: Sérgio Lima – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

