Glaustin da Fokus integra grupo de trabalho que vai discutir PEC da reforma tributária

Presidência da Câmara criou nesta quarta-feira (15) colegiado com 12 deputados federais para debater a Proposta de Emenda à Constituição

O deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos-GO) é o único representante da região Centro-Oeste no grupo de trabalho criado nesta quarta-feira (15) pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária que tramita na Casa.

Empresário do ramo alimentício, Glaustin defende que a proposta leve em consideração o equilíbrio federativo e o desenvolvimento regional. “Temos um dos modelos tributários mais complexos do mundo, tão confuso quanto obsoleto, traçado em linhas gerais na década de 1960. Entra governo, sai governo, e o debate parece interminável em torno de qual caminho tomar para melhorar o ambiente de negócios”, diz. “Estamos diante de um verdadeiro desafio histórico, cujos resultados certamente serão recompensadores, seja para destravar a economia brasileira ou para gerar mais justiça social.”

O grupo de trabalho tem a missão de analisar a PEC 45/19, que prevê a unificação de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Glaustin acumula a experiência de ter sido membro titular do colegiado especial que avaliou a proposta em 2019 e também ter integrado a comissão mista instalada em 2020 para elaborar um texto de consenso a partir das propostas que tramitavam na Câmara e no Senado.

Além de Glaustin, integram o novo colegiado os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG) – responsável por coordenar o grupo –, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – relator dos trabalhos –, Adail Filho (Republicanos-AM), Ivan Valente (PSOL-SP), Jonas Donizette (PSB-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Newton Cardoso Junior (MDB-MG), Saullo Vianna (União-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Vitor Lippi (PSDB-SP).

Diálogo

Os 12 parlamentares têm um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, renovável por igual período. Segundo o ato assinado por Lira, para qualificar o debate, o colegiado poderá realizar audiências públicas e se reunir com órgãos e sociedade civil organizada, bem como com profissionais e juristas.

Em setembro de 2019, Glaustin promoveu em Goiânia uma audiência pública sobre a PEC 45, a fim de chamar atenção às necessidades da população e das empresas do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “Nosso Brasil precisa simplificar seu sistema de impostos, mas essa modernização deve considerar as desigualdades regionais, sob o risco de cidades e estados menos desenvolvidos ficarem ainda mais pobres”, alerta o parlamentar.

O deputado goiano define a necessidade de uma reforma tributária como “um raro e urgente consenso no Brasil”, algo que deveria ultrapassar diferenças ideológicas. Ele lamenta que a revisão legislativa não tenha caminhado no ritmo esperado na legislatura anterior. “Mas agora observamos que a questão passou à frente na fila de prioridades e já mobiliza cada vez mais parlamentares, comprometidos em aprovar um texto ainda neste semestre.”

A reforma tributária tem como objetivo simplificar e facilitar a cobrança dos impostos. Bandeira do governo federal e tida como uma das principais pautas do Congresso em 2023, a medida é considerada fundamental para destravar a economia e impulsionar o crescimento do Brasil e a geração de empregos.

Fonte: Ascom – Deputado federal Glaustin da Fokus

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos