Iniciativas do Podemos estimulam respeito a idosos e punem com mais rigor violência contra pessoa idosa no país

Parlamentares do Podemos reforçam a necessidade de aprovação de leis mais rígidas para proteção de idosos no Brasil.

Nesta segunda-feira (15) é celebrado o dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idosos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A presidente Nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), alerta para o aumento dos registros de ocorrências contra os idosos em todo o país.

“Precisamos focar em ações que zelem por quem tanto já fez nós”, defende a parlamentar.

De acordo com dados do Disque 100, somente em 2020, mais de 3 mil denúncias de violência contra pessoas da terceira idade foram registradas.

Dentre as propostas existentes no Parlamento, a deputada é autora do projeto de lei que obriga locais de atendimento a idosos, como instituições de longa permanência ou asilos, a instalarem câmeras de vigilância em áreas comuns e de socialização.

“Essa medida auxiliará na proteção dos idosos contra eventuais abusos e agressões. Com a gravação das imagens, os agressores poderão ser prontamente identificados, além de coibir a repetição do ato criminoso”, aponta Renata Abreu.

Coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa, o deputado Roberto de Lucena (SP) é relator do Projeto de Lei 5510/13, que endurece a legislação para agressores de idosos.

“Precisamos garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade recebam mais proteção policial, sejam afastadas de seus agressores e recebam assistência social e de saúde, de forma ágil e com efetividade. Só assim vamos diminuir os índices de violência que tanto nos envergonham”, explica o deputado.

Ainda na Câmara, o deputado Eduardo Braide (MA) chamou atenção para o tema nas redes sociais sobre o tema. Ele cobrou o fortalecimento da legislação brasileira para resguardar a vida dessa parcela da população.
“De acordo com levantamento da Fiocruz, mais de 60% dos casos de violência contra idosos acontecem dentro de casa. A situação, além de ser questão de segurança, é uma situação de saúde pública. Precisamos de leis mais rígidas”, avalia o deputado.

A defesa das pessoas com mais de 60 anos de idade também é tema de projetos e discussões entre os senadores do Podemos. O senador Marcos do Val (ES) é autor de projeto de lei que estabelece restrições à posse e ao porte de armas de fogo quando houver a prática de violência contra pessoas idosas. E em caso de condenação, o agressor terá porte de arma suspenso.

“Se no caso for transitada em julgado a condenação do agressor, será determinada a perda em favor da União da arma apreendida, e o agressor ficará impossibilitado, pelo prazo de 10 anos, de adquirir, possuir ou portar arma de fogo. Acredito que desta forma os idosos serão melhor protegidos em nosso país”, assegura o senador.

A senadora Rose de Freitas (ES) é autora de proposta que regulamenta o exercício da profissão de cuidador de idosos. Na opinião dela, o aumento na expectativa de vida do brasileiro faz com que surja a necessidade de ter profissionais habilitados para atender a população idosa com dignidade.

“Trata-se de profissão que promove condições dignas de vida a milhares de idosos que dependem desses profissionais para a satisfação das mais diversas necessidades diárias, desde alimentação e higiene pessoal até o lazer. A importância deste profissional se torna cada vez mais evidente, tendo em vista a impossibilidade, na maioria dos casos, de os membros da família do idoso disporem do tempo necessário para lhes ministrar os cuidados indispensáveis ao bem-estar de seu ente querido”, destaca a senadora.

Recentemente, Rose de Freitas foi relatora do projeto de lei que define como essenciais os serviços de combate e prevenção à violência doméstica e familiar praticada contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19. Durante a votação da proposta, a parlamentar deu destaque a manutenção de medidas protetivas.

“É preciso assegurar a continuidade de atendimento à população mais vulnerável pelos recursos online e presencial. O intuito é possibilitar que o pedido de ajuda e solicitação de medida protetiva com urgência sejam atendidas de forma eficaz pelo tempo que durar a pandemia ou em situação de emergência na saúde pública”, defende a senadora.

Atualmente, segundo levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil conta com mais de 28 milhões de idosos e a expectativa é de que chegue aos 43 milhões em 2031.

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos