Proposta de isenção até cinco mil reais busca aliviar trabalhadores e impulsionar a economia
O Congresso Nacional tem em pauta, neste segundo semestre, uma das medidas mais esperadas pelos brasileiros: a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até cinco mil reais por mês. A proposta representa um passo histórico para corrigir distorções que penalizam justamente os trabalhadores de menor renda, devolvendo poder de compra às famílias em um cenário de alta do custo de vida.
De acordo com estudos que acompanham o Projeto de Lei 1087/2025, a iniciativa pode reduzir em até 1,1% a desigualdade entre os contribuintes e ampliar o consumo em setores estratégicos da economia, como comércio e serviços. Isso significa mais dinheiro circulando nas cidades, fortalecimento dos municípios e geração de empregos. Ao manter recursos no bolso de quem mais precisa, a medida cria um efeito positivo em toda a cadeia econômica, beneficiando diretamente a população.
O deputado Rodrigo Gambale (SP), líder do partido na Câmara, tem defendido a proposta como prioridade absoluta. Para o parlamentar, trata-se de uma conquista social que precisa ser assegurada com responsabilidade e equilíbrio. “A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais é uma medida de justiça. Garante alívio para milhões de brasileiros e fortalece a economia ao estimular o consumo e movimentar os municípios. Essa é uma vitória que vai marcar a vida do povo”, destacou.
A expectativa em torno da votação é grande. A aprovação da proposta significará mais do que uma mudança tributária: será um avanço para o país, garantindo dignidade aos trabalhadores, estimulando o desenvolvimento e mostrando que o Brasil pode crescer de forma justa e sustentável.
Foto: Vinícius Loures – Agência Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

