Líder Gambale propõe programa nacional de prevenção à violência contra a mulher

Projeto de Lei cria mecanismo de acesso a informações sobre histórico de violência de parceiros íntimos, inspirando-se na “Clare’s Law” do Reino Unido.

 

O deputado Rodrigo Gambale (SP), líder do partido na Câmara, é autor de projeto que institui o Programa Nacional de Prevenção à Violência contra a Mulher (PNVCM). O objetivo é permitir o acesso controlado e seguro a informações sobre histórico de violência doméstica e familiar de parceiros íntimos, atuais ou pretendidos, mediante critérios técnicos e legais. A sugestão está prevista no Projeto de Lei 3655/2025.

 

Inspirado na Clare’s Law, já aplicada em países como Reino Unido, Canadá e Austrália, o projeto traz duas frentes principais de atuação:

 

Direito de saber: a mulher poderá solicitar, com justificativa, informações sobre o histórico de violência de seu parceiro à autoridade policial. A liberação dos dados será condicionada à análise de risco feita por equipe multidisciplinar e limitada ao necessário para sua proteção.

 

Dever de informar: caso a polícia identifique situação de risco iminente, poderá, de ofício, alertar a mulher sobre histórico de violência do parceiro, com base em parecer técnico e respeitando o sigilo.

 

A proposta respeita os princípios da presunção de inocência, proteção de dados pessoais e devido processo legal, conforme estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na Constituição Federal.

 

“Não se trata de criar um banco público de antecedentes, mas de oferecer às mulheres mecanismos reais de proteção preventiva. Queremos salvar vidas com responsabilidade e segurança jurídica”, afirma o deputado Rodrigo Gambale.

 

O projeto também dialoga com o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, promovido pelo Governo Federal, e reforça os princípios da Lei Maria da Penha, oferecendo às mulheres a oportunidade de interromper ciclos de violência antes que se consolidem.

 

O PL 3655/2025 segue agora para análise nas comissões da Câmara.

 

Foto: Sérgio Barba – Liderança do Podemos na Câmara

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos