O senador Marcos Do Val (ES) apresentou um Projeto de Lei que inclui o estudo de inteligência artificial, programação e cibersegurança nas diretrizes e bases da educação nacional para estudantes do ensino médio em todo o país.
Se aprovado, o PL 2051/2025 será a resposta necessária e oportuna para a preparação dos jovens brasileiros para os desafios e oportunidades da economia digital emergente, no contexto da corrida tecnológica que está mobilizando empresas e universidades no mundo inteiro.
Para Marcos Do Val, a inclusão dessas disciplinas é justificada por evidências de que a educação tecnológica leva ao desenvolvimento econômico. “Países que priorizam essas áreas em seus currículos escolares colhem benefícios expressivos, como maior competitividade global e melhores indicadores socioeconômicos”, afirmou.
Com isso, a juventude brasileira será dotada com as habilidades para competir no mundo globalizado do século XXI, impulsionando o empreendedorismo e a capacidade de inovação tecnológica, além de promover a sustentabilidade e a inclusão social por meio da capacitação profissional para um mercado de trabalho globalizado.
Depois de tramitar pelas comissões temáticas do Senado Federal que analisam projetos na área de educação e tecnologia, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, seguirá para a apreciação da Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial.
Foto: Jefferson Rudy – Agência Senado