O mês de outubro é marcado por uma campanha mundial que salva vidas: o Outubro Rosa, movimento que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Minas Gerais e no Brasil, milhares de mulheres enfrentam diariamente essa doença, que, quando detectada no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Parlamentar, a deputada Nely tem agido não apenas no discurso, mas com proposições concretas. Em 2023, apresentou o Projeto de Lei 1.799, que institui no SUS uma campanha de avaliação completa e periódica da saúde da mulher com foco na prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento clínico. O projeto já foi aprovado pela Câmara e seguiu para avaliação no Senado. Outro projeto de sua autoria com impacto direto na luta contra o câncer é o PL 5.986/2023, que propõe alterar a Lei 11.664/2008 para incluir exames genéticos tumorais no SUS nos casos de câncer de mama, colo do útero e colorretal.
Para a deputada, o combate ao câncer de mama vai além da conscientização exige políticas públicas contínuas, financiamento adequado e uma rede de acolhimento eficiente. Por isso, ela tem mobilizado esforços junto ao governo federal, estados e municípios para garantir que mulheres em todas as regiões tenham acesso rápido aos exames, ao diagnóstico e ao tratamento.
“Outubro é o mês da conscientização, mas a luta contra o câncer de mama precisa acontecer todos os dias. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento, informação e cuidado”, defende Nely Aquino.
Foto: Artur Póvoa – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

