Artigo: O Brasil não merece tanta confusão, irresponsabilidade e omissão

Faz alguns dias, um amigo sensato, em geral otimista, manifestou, em uma mensagem, sua preocupação com a política no Brasil: “Estamos sem alternativa. É deixar o tempo passar.”

“O tempo simplesmente passa. Ele não resolve problemas.” (Machado de Assis).

Em sua mensagem, meu amigo expressou sua desilusão com a ausência de candidatos competitivos além dos dois já conhecidos. Ele não está só. Há muitos brasileiros inseguros, preocupados, desiludidos e temerosos de violência no processo eleitoral.

Há muitos, também, com bons motivos para desconfiar do que esperar de Lula e Bolsonaro:

– Um candidato já governou oito anos, fez sua sucessora e deu no que deu, com um enorme desgaste associado a denúncias de corrupção. O outro, no poder, internacionalizou sua falta de maturidade política, seriedade e noção funcional numa “motociata” nos Estados Unidos, imagem que o Brasil não merece.

– O Congresso Nacional, entre mensalões e orçamentos secretos, parece um Poder quase amorfo e inoperante aos olhos da população. Os bons políticos precisam se destacar!

– O Judiciário, sofrendo ataques de desprestígio e descrédito, não pode aceitar ser desrespeitado e receber ameaças e provocações de fanfarrões e até de foragido da Justiça. São importantes as medidas para valorizar a instituição como um dos Poderes necessários à democracia. É urgente uma reação legal do Poder Judiciário.

– O Executivo está em campanha eleitoral permanente. Envenena a opinião pública contra o Judiciário e o sistema eleitoral, criando celeumas para não ter que discutir os assuntos que interessam ao país.

– Inseguro, o presidente da República precisa repetir sua condição de comandante-em-chefe das Forças Armadas, talvez sem saber para que serve essa prerrogativa e essa autoridade. Quem tem autoridade não precisa afirmá-la com palavras, repetidamente. Sua narrativa serve aos seguidores fanáticos e cria insegurança na sociedade.

– As Forças Armadas nada têm que ver com o sistema eleitoral e com disputas entre Poderes. Elas podem auxiliar nas eleições, como sempre fizeram. Convidadas a opinar sobre o sistema, as FA, assim como os demais participantes, emitiram sua opinião, que pode ou não ser aceita por quem de direito – o Tribunal Superior Eleitoral. É só isso! A estrutura militar não pode ser envolvida e nem explorada politicamente com a questão eleitoral. Isso gera desgaste para as FA e insegurança social.

– Alguns extremistas querem camuflar crimes previstos no Código Penal dentro do conceito de liberdade de expressão e outros querem controlar a mídia.

– A sociedade é desrespeitada com candidatos dizendo que não participarão de debates, exatamente quando os eleitores, antes de votar, precisam saber o que eles pensam.

Some-se a isso a possibilidade de violência durante as eleições. O estímulo à divisão social, o fanatismo, a indústria de fake news, o culto à personalidade, o aparelhamento das instituições, os discursos e comportamentos irresponsáveis, tudo pode levar a um desfecho violento. Na direita e na esquerda, os ingênuos, os inocentes úteis, manipulados e fanatizados, é que praticarão violência … e depois terão que se entender com a Justiça. Os covardes que incentivam a baderna ficarão escondidos em suas imunidades.

O voto impresso é uma das evoluções possíveis e recomendáveis no sistema e também um recurso importante de comprovação técnica e de satisfação de expectativas. Mas daí para usar como bandeira política de “comprovação” de fraude há uma grande distância.

Em meio ao tumulto político, crescem os problemas econômicos, a fome e a inflação. A improvisação das decisões deixa a sociedade apreensiva e insegura em relação ao futuro, com a sensação de um país à deriva, desgovernado, com risco de aumento de problemas sociais e de violência por motivação política. Enquanto isso, alguns políticos estimulam disputas inúteis.

E os partidos políticos? Uns se abrigam sob as candidaturas já em campanha por proximidade ideológica ou por interesses diversos. Outros, confortáveis com sua parcela dos quase seis bilhões de Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, se dedicam à sua sobrevivência política e financeira. O salário mínimo, de 2020 para 2022, a grosso modo, aumentou 17%: foi de 1.039,00 para 1.212,00 reais. O Fundo Eleitoral foi de 2 bilhões para 4,7 bilhões.

Assim, os brasileiros merecem um engajamento mais contundente dos partidos no processo eleitoral para Presidente da República. Os partidos políticos precisam dar uma resposta para a sociedade. O Brasil não pode achar que insanidade, covardia, omissão e irresponsabilidade são inerentes ao comportamento político. A política tem que ser vista como solução!

Candidatos e governantes têm que transmitir segurança para a população. A sociedade não pode se sentir insegura, com ataques irresponsáveis ao processo eleitoral. A vontade da maioria tem que ser respeitada. Quem for eleito deve ser empossado em ambiente de paz e respeito. Quem violar a lei e a ordem deve ser punido, de acordo com a lei.

Os problemas econômicos, a inflação, a fome, o desemprego, o sistema eleitoral, a boa aplicação dos recursos públicos, e todos os demais problemas, só poderão ser tratados e resolvidos politicamente, com RESPEITO, UNIÃO, E APLICAÇÃO DA LEI.

O BRASIL TEM ALTERNATIVAS E AINDA HÁ TEMPO! MAS é necessário comportamento político responsável e atuante.

 

*Carlos Alberto dos Santos Cruz é  general da reserva do Exército Brasileiro. Foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo, Secretário Nacional de Segurança Pública. Desempenhou as funções de ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil.

Foto: Robert Alves / Monumental Fotos

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos