Comissão aprova relatório do Dr. Sinval sobre cirurgia reparadora de fissura labial

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara Federal, aprovou hoje (17) o relatório do deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP) ao Projeto de Lei 1172/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora de fissura labial ou fenda palatina no Sistema Único de Saúde (SUS).

De autoria do deputado Danrlei de Deus, ex-goleiro do Grêmio de Porto Alegre e da seleção brasileira, além de cirurgia plástica reconstrutiva, o projeto também estabelece o tratamento pós-cirúrgico, incluindo-se especialidades de fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e demais especialidades relacionadas.

Em seu relatório, Dr. Sinval afirma serem desconhecidas as causas dessas malformações, porém, alguns fatores de risco são mais frequentes nas suas manifestações, como algumas doenças maternas durante a gestação, radiação, determinados medicamentos, deficiências nutricionais, álcool, tabagismo e hereditariedade.

“No Brasil, são cerca de 5.800 novos casos todos os anos, na proporção de uma criança com a malformação para 650 nascidas. Ao todo, estima-se que existem 280.000 no país com a fissura. O art. 196 da Constituição Federal garante o acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde”, explica o médico e deputado.

“O dispositivo constitucional é aplicável a todos os agravos apresentados, e as fissuras labiopalatais, se incluem entre eles. Assim, é imprescindível fazer-se cumprir esse dispositivo constitucional, pois há numerosas crianças que recebem atenção apenas superficial e não têm solução definitiva para a correção completa dessas malformações”, diz Dr. Sinval.

“Ainda que se argumente que esses pacientes não necessitem de uma nova lei, entendemos que é indispensável colocar luz sobre a questão e aprovar lei específica, tendo em vista a gravidade do problema e incidência elevada. São milhares de brasileiros que sofrem com essas malformações. Isso afeta muito além do meramente estético”, avalia o parlamentar que tem 40 anos de experiência na Medicina.

“O lábio leporino pode causar enormes dificuldades na alimentação, problemas na fala e na linguagem, problemas dentários e maior propensão a infecções nos ouvidos. A verdade é que não podemos deixar que um problema de tão alta gravidade tenha seu disciplinamento definido exclusivamente por gestores de saúde. É mais que justificado o disciplinamento jurídico infraconstitucional da matéria de forma a prestar o atendimento completo e de qualidade às pessoas”, completa.

Saiba mais – Além de cirurgia plástica reconstrutiva e o tratamento pós-cirúrgico, a propositura do Deputado Danrlei de Deus ainda prevê que os casos detectados e confirmados no pré-natal ou após o nascimento sejam encaminhados aos centros especializados para realização de cirurgia logo após o nascimento, impreterivelmente. Após a aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família, relatório do médico e deputado federal Sinval Malheiros segue para as Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relatório de autoria do Dr. Sinval Malheiros foi publicamente elogiado pelos deputados Carmem Zanotto, Jorge Solla, Dr. Jorge Silva, Conceição Sampaio, Zenaide Maia, entre outros, incluindo o autor do projeto, deputado Danrlei de Deus.

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos