Podemos completa 3 anos, cresce e se consolida como a “grande renovação do sistema político nacional”

Nesta quarta-feira (1º), o Podemos completa 3 anos com muitas conquistas a comemorar. Em tão pouco tempo, o partido já soma quase meio milhão de filiados, segundo dados atualizados da Justiça Eleitoral.

No Congresso Nacional, o Podemos já é a terceira maior bancada no Senado Federal, com 10 senadores, e na Câmara, possui 11 deputados.

O Podemos é a concretização do sonho de uma jovem paulistana. Em 2013, Renata Abreu era uma das milhões vozes que tomaram as ruas do País, em massivas e alegres manifestações, para exigir do governo melhores condições de transporte, saúde e educação. Não pediam o impossível, queriam só melhor qualidade de vida.

“Mas não houve respostas a estas demandas. Ali, me certifiquei que a forma como se fazia política no Brasil estava muito defasada. Não atendia às reais necessidades da população que, de quatro em quatro anos, fazia a sua escolha na urna eletrônica. E na próxima eleição, nem se lembrava em quem votou”, relembra Renata, que, na época, decidiu entrar de cabeça na política eletiva, já sonhando com a criação de um partido que mudasse essa realidade.

“Muitos desacreditavam, duvidavam e desaconselhavam o meu empenho para a realização deste sonho, mas hoje o Podemos é realidade, é forte e representa a grande renovação no sistema político nacional”, diz ela.

Candidato à Presidência

Para renovar o sistema político é fundamental ter um projeto consistente de desenvolvimento para reformar e transformar o país. Em 2018 – mesmo com apenas um ano de existência – o Podemos lança candidatura própria à presidência da República. Álvaro Dias recebe quase um milhão de votos.

Combate à Corrupção

Por ser implacável no combate à corrupção, o Podemos é hoje uma referência, tanto no Congresso Nacional, quanto nas ruas do país, no campo da ética. A proposta que acaba com o foro privilegiado no Brasil e o projeto que regulamenta a prisão em segunda instância foram apresentados por parlamentares do Podemos.

Melhores do Brasil

A qualidade legislativa do Podemos é outro fator de reconhecimento nacional. Nesses últimos anos, deputados e senadores do partido são apontados como os melhores do país por diversos sites especializados que cobrem a política em Brasília.

De acordo com o site Ranking dos Políticos, em 2019, os deputados Diego Garcia e Léo Moraes e os senadores Lasier Martins, Eduardo Girão e Styvenson Valentim foram apontados como modelos de políticos honestos e que trabalham pelo país. Eles tiveram atuação reconhecida por serem os mais assíduos no plenário, ficha limpa, e por estar entre os que mais economizaram recursos públicos.

Em 2020, o senador Oriovisto Guimarães conquistou o primeiro lugar como melhor senador de todo o país, no prêmio do Ranking dos Políticos.

Partido Digital

Transparente, moderno, que ouve a voz das ruas e defende a participação e a internet como direitos, o Podemos é referência também quando o assunto é influência digital nas redes sociais.

Levantamento da Revista Veja apontou os senadores mais influentes nas redes sociais do Brasil. Dos dez primeiros, três são do Podemos: Alvaro Dias (1º), Marcos do Val (5º) e Romário (6º).

Léo Moraes, deputado federal e líder do Podemos na Câmara

“Eu sou podemos porque tenho coragem de estar na política e ser um agente de transformação social. Tenho coragem de contribuir com o interesse do brasileiro, nas pautas de combate à corrupção, de transparência e de eficiência da administração pública. Sou Podemos porque eu não tenho dúvidas que o dia de amanhã será muito melhor, mais colorido e mais cheio de vida. Parabéns aos três anos do partido Podemos. Em nome de uma mulher, nossa presidente Renata Abreu, nossos cumprimentos”.

José Medeiros, deputado federal

Apenas três aninhos, mas olha, o que esse aniversariante já fez pelo Brasil, dá o que falar. Muita gente anda muito admirado dizendo:’ Olha, que partido é esse, que partido que se mostra de forma diferente dos outros, partido que tem parlamentares que se posicionam, já aprovou projetos. Realmente dá gosto ser desse time. Na Câmara, o partido tem feito um trabalho extraordinário, temos uma bancada muito unida. Nós temos uma presidente que muito nos orgulha do trabalho que faz. Então o partido merece os parabéns, merece essa festa!

Igor Timo, deputado federal

A bandeira que o Podemos defende na Câmara Federal vai ao encontro dos anseios populares, de combate à corrupção e fim de privilégios, pautas que defendo arduamente na Câmara Federal. Parabéns ao Podemos e ao povo brasileiro, que de norte a sul ajudou a construir esse partido”.

José Nelto, deputado federal

“Parabéns, Podemos, o nosso partido é o que mais cresce em Goiás e no Brasil; é uma história muito bonita, construída no combate à corrupção, no combate aos privilégios e na distribuição de renda, por isso, parabéns, Podemos! Juntos, nós, podemos muito mais”.

Roberto de Lucena, deputado federal

“O Podemos tem sido o partido que mais tem crescido em todo o território nacional.  Eu quero cumprimentar a nossa presidente Renata Abreu e abraçar todos os meus companheiros podemistas, aqueles que fazem desse partido não um partido grande apenas, mais um grande partido”.

Dr. Sinval, deputado federal

“Estou muito feliz de estar neste partido, especialmente pelos colegas do partido. Somos colegas unidos, que todos olham na mesma direção, vê um partido bom e que ajuda realmente a população. Queremos contar com vocês. Algumas pessoas que queiram se filiar a política, pense com carinho no Podemos”.