Presidente do Podemos cobra ação do Congresso caso STF derrube a prisão após 2ª instância

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP) cobra imediata ação do Congresso Nacional ante a possibilidade de o STF (Supremo Tribunal Federal) mudar a jurisprudência atual sobre a prisão de condenados após a 2ª instância. Para ela, Senado e Câmara dos Deputados têm a responsabilidade de evitar que o “Brasil se torne o paraíso da impunidade”.

Para a parlamentar, a democracia brasileira precisa de menos impunidade. “A execução da pena após condenação em segunda instância foi um passo muito importante para o enfrentamento à corrupção e à criminalidade em geral. Se o País retroceder agora, só continuarão atrás das grades os réus sem dinheiro para pagar bons e caros advogados. E Justiça para poucos não é Justiça justa.”

Renata ressalta que tanto no Senado quanto na Câmara tramitam PECs (Proposta de Emenda à Constituição) para tornar mais claro o início de cumprimento da pena após a condenação em segunda instância. “É bom ressaltar que não se trata de um enfrentamento ao Poder Judiciário, que ainda não encerrou esse julgamento no STF, mas se faz necessária a aprovação dessa matéria no Legislativo federal para colocar um ponto final em interpretações dúbias do que diz a nossa Constituição”, esclarece a deputada.

Defensora da prisão após a segunda instância, Renata pontua que o modelo de prisão antes do trânsito em julgado não é exclusivo do Brasil, sendo adotado também por Inglaterra, EstadosUnidos, Canadá, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Argentina, entre outros países.

Também os tribunais internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, reconhecem que o atual sistema vigente no Brasil, com decisões de primeira instância por um juiz e de segunda instância por um colegiado de magistrados, é suficiente para garantir o direito à ampla defesa. Os Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos prescrevem que decisões de dois níveis da Justiça já são suficientes para assegurar o direito de defesa dos acusados.

Na segunda instância brasileira estão os Tribunais de Justiça (TJ), na esfera estadual, e os Tribunais Regionais Federais (TRF), na federal. Nessas cortes os julgamentos são realizados por grupos de juízes. Os réus no Brasil ainda podem recorrer ao STJ e ao STF, mas as apelações a esses tribunais superiores não impedem o cumprimento das penas.

“A condenação em segunda instância evita a impunidade ou adiar o cumprimento das penas. Duvido que a sociedade brasileira considere normal um réu ficar em liberdade por 10 ou 20 anos graças a infindáveis recursos jurídicos em tribunais superiores com o único objetivo de continuar solto e ver seu processo ser prescrito”, critica.

O julgamento da questão no STF foi adiado para o dia 4 ou 5 de novembro, restando o voto de quatro ministros. Até a interrupção, o placar está 4×3 a favor da prisão após condenação em segunda instância.

Caso o STF decida reverter a jurisprudência atual, e não adote uma solução intermediária, pelo menos 13 presos da Operação Lava Jato no Paraná devem ser beneficiados e deixar a cadeia.

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos