Renata Abreu é a deputada federal mais atuante na Zona Norte

Renata Abreu (Podemos) destinou R$ 6 milhões em recursos federais para a Zona Norte, tornando-se a deputada que mais olhou pela região na atual legislatura federal. Essa atenção tem muito a ver com sua vida. Desde a infância, a parlamentar tem sido muito ativa na Zona Norte.

Foi no bairro do Limão que seus pais, Cristina e José de Abreu, fundaram há quase três décadas a Rádio Atual e o Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Desde os 10 anos, Renata participa com sua família da luta pela valorização cultural e do trabalho do povo nordestino em São Paulo. O empreendimento começou com a abertura da Rádio Atual, pioneira no Estado a tocar exclusivamente músicas nordestinas. Já o CTN, além da preservação dos costumes e da culinária do Nordeste, promove muitas ações sociais voltadas à inclusão social. Hoje, à frente do Departamento Social da ONG, Renata já beneficiou milhares de famílias da Zona Norte.

Por que essa atenção especial pela região?

Tenho forte ligação com a região, da qual sinto enorme orgulho e carinho. Desde a infância, por conta da Rádio Atual e das atividades sociais do CTN, convivo diretamente com a população da Zona Norte. Conheço as pessoas, faço questão de estar sempre muito presente nos bairros, no comércio, nas comunidades, ouvindo, me inteirando de seus problemas e batalhando para ajudar cada vez mais no atendimento às necessidades de nossa gente.

Como tem sido sua atuação parlamentar em relação à Zona Norte?

Como disse, sou muito presente aqui. E conto com dois parceiros muito importantes para que eu possa, como deputada federal, destinar, por meio de emendas parlamentares, recursos federais que beneficiem seus mais de 2 milhões de moradores.

Quem são esses parceiros?

É o vereador Claudinho e o Valentim, que conhecem muito sobre a Zona Norte. O Valentim está concorrendo à Assembleia Legislativa. Com ele na Alesp, teremos mais um forte canal para conseguir muito mais para a região.

A senhora tem sido uma representante bem atuante do povo de São Paulo na Câmara dos Deputados. Os recursos federais para a nossa região serão para quais áreas?

Saúde é uma área que precisa sempre de investimento. Com saúde não se brinca, por isso, para a Zona Norte, por meio de emendas parlamentares, foram empenhados recursos federais para custeio e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal José Storopolli, para a AMA UBS City Jaraguá e para as UBSs Elísio Teixeira Leite, Dr. José Toledo Piza, Jardim Apuanã, Jardim Pan-americano, Jardim Rincão, União das Vilas de Taipas e Vila Nova Galvão.

Outras áreas também?

Junto ao Ministério das Cidades, foram empenhados recursos para infra-estrutura urbana, construção de quadras esportivas em conjuntos habitacionais, colocação de grama sintética em campos de futebol amador, além de reforma, ampliação, melhoria, adequação de mobilidade urbana, sinalização e acessibilidade de praças públicas, construção de muros de contenção e drenagem de córregos.

O que poderemos esperar mais da Renata Abreu?

Muito mais, porque a Zona Norte é um importante centro comercial e prestador de serviço, além de um celeiro cultural. Teve entre seus moradores personagens importantes de nossa história, como Jânio Quadros e Ayrton Senna. E como cresceu muito em termos populacionais, hoje enfrenta problemas de infraestrutura e saúde, necessitando investimentos em melhorias que atendam os anseios de sua população. Vou continuar lutando pela região, esse é meu compromisso.