Rodrigo Coelho destaca retomada do Turismo no Brasil e importância do Fungetur para o setor

Presidente da Comissão de Turismo, o deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos – SC), aponta que a retomada do segmento no país está se dando especialmente pelo interesse do próprio brasileiro em conhecer os destinos turísticos nacionais. Além disso, na visão dele, o Brasil tem um potencial enorme na área.
“Só uma comparação simples: os seis milhões de turistas estrangeiros que o País recebe por ano é praticamente o mesmo número de pessoas que passam pelo elevador da Torre Eiffel em Paris. A cidade de Nova Iorque recebe praticamente dez vezes mais que o Brasil todo”, apontou. “Não é só potencializar nosso turismo com campanhas mundo afora, mas preparar nossas comunidades, hotéis, enfim, todo o setor, para que possa receber bem o visitante. Todos nós sabemos que a atividade gera empregos e renda, beneficiando diretamente a economia, com praticamente 52 setores envolvidos”, acrescentou.

O deputado observa que o setor passou por sua maior crise em todo o mundo, com o fechamento do comércio, restaurantes, hotéis, bares, e acrescenta que muitos atrativos turísticos foram fechados definitivamente durante a pandemia. Por outro lado, a demanda reprimida por viagens de lazer está, agora, lotando hotéis e restaurantes, além de reforçar o calendário de eventos, porque a estrutura do setor está preservada.
Para o deputado, a atração de turistas estrangeiros passa por medidas como a legalização dos jogos, já aprovada na Câmara e agora em análise no Senado, a aprovação da nova lei geral do turismo e também com investimentos em setores correlatos como o transporte aéreo, receptivo, segurança e saúde, além da capacitação dos profissionais do segmento.

Outro tema destacado pelo parlamentar é o novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur), projeto aprovado pelo Congresso e sancionado recentemente pelo Presidente Jair Bolsonaro, que amplia as atividades financiáveis para o setor. O fundo financia projetos de investimentos, aquisição de bens para empreendimentos turísticos e capital de giro. Coelho afirmou que as alterações no projeto vão permitir que o Fungetur atue efetivamente como indutor de expansão e de fortalecimento da indústria turística.

Deputado Rodrigo Coelho destacou que as novas regras vão facilitar o acesso às linhas de financiamento pelos empresários. Ele lembrou que o Fungetur recebeu um aporte de R$ 5 bilhões durante a pandemia, mas desse total apenas R$ 1 bilhão foi utilizado no financiamento de projetos turísticos.

Fonte: ASCOM – Deputado federal Rodrigo Coelho