A universalização do ensino superior no Brasil como política pública de acesso educação tem realizado o sonho de muitas pessoas de cursar graduação em enfermagem. Porém, o grande número de profissionais que se forma e não consegue trabalhar na área tem sido motivo de debate da bancada da enfermagem na Câmara dos Deputados.
Se por um lado ficou mais fácil acessar ensino superior na área da enfermagem em função das inúmeras instituições de ensino que existem no mercado privado da educação, por outro, faltam oportunidades aos recém-formados para conseguir o primeiro emprego na assistência direta.
Esse público, em sua maioria jovens pertencentes a famílias humildes, tem amargado sabor da “porta na cara” e da cobrança do mercado pela experiência. Mas como adquirir experiência, sem ter oportunidade de adquiri-la?
Como relatora do Projeto de Lei 4718/2024, nossa deputada Enfermeira Ana Paula (CE) tem lutado pela aprovação do substitutivo ao projeto que busca garantir que os setores públicos e privados possam contratar recém-formados para oportunizar a primeira experiência e estabelece critérios de incentivos para contratações sem a exigência de experiência.
Também é importante lembrar que no período de pandemia, mesmo havendo mais profissionais de enfermagem formados no mercado, poucos detinham expertise para atuar na assistência aos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Assim, oportunizar a primeira experiência da enfermagem recém-formados significa nos preparar para o futuro com responsabilidade de garantir assistência de enfermagem livre de danos ao paciente.
Foto: Kayo Magalhães – Agência Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

