Aprovada na Comissão de Finanças da Câmara com voto e articulação favorável do deputado federal Tiago Dimas (TO) e depois na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o Projeto de Lei 2531/2021, que institui o novo Piso Nacional dos Profissionais de Apoio Técnico e Administrativo da Educação Básica, está avançando a passos largos no Congresso Nacional.
O projeto beneficia merendeiras (os), motoristas, secretários (as), porteiros, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais. Pelo texto atual da proposta, quando virar lei essas pessoas vão ganhar, no mínimo, 75% do piso nacional dos professores, ou seja, R$ 3.650 por mês. Atualmente a média salarial de todas essas categorias é de R$ 1.800.
O projeto beneficia 1,6 milhão de trabalhadoras e trabalhadores, dos quais 12,5 mil pessoas são do Tocantins. “Essa é uma conquista histórica importante para quem trabalha todos os dias pela educação, com dedicação, com amor. Todas essas pessoas são fundamentais para ajudar no aprendizado das nossas crianças e jovens, pois são eles que mantém a estrutura que possibilita às professoras e professores trabalharem com tranquilidade”, enalteceu o parlamentar.
A proposta agora está em tramitação no Senado. Após a aprovação na casa, ela vai à sanção presidencial para ser transformada em lei.
Foto: Artur Póvoa – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

