A Câmara dos Deputados foi palco nesta segunda-feira (22/09) de uma sessão solene em homenagem às harpas e aos hinários, por pedido do deputado Samuel Santos (GO).
“As harpas e os hinários ocupam um lugar de destaque na história e na prática de fé da comunidade evangélica brasileira. Mais do que simples instrumentos musicais ou livros de cânticos, representam um legado espiritual que atravessa gerações, sendo usados para louvar a Deus, edificar a Igreja e fortalecer a comunhão dos santos”, afirma.
Ele lembra que a harpa cristã, em especial, é símbolo de adoração e reverência, acompanhando hinos que expressam doutrina, fé e esperança no Senhor Jesus Cristo. Já os hinários, com suas letras inspiradas nas Sagradas Escrituras, têm sido fonte de consolo, encorajamento e avivamento espiritual em cultos, reuniões e celebrações da comunidade evangélica.
“Homenagear as harpas e os hinários, portanto, é reconhecer a sua importância não apenas como patrimônio cultural e musical, mas principalmente como instrumentos que têm abençoado vidas, conduzindo corações a Deus e mantendo viva a chama da fé cristã”, justificou.
O deputado ressaltou que os hinos contidos nessas literaturas são cantados individualmente ou coletivamente através de corais, grandes corais, orquestras e sinfonias, “que elevam a alma aos maiores patamares da vida cristã e aproximação de Deus, minimizando os sofrimentos e angústias da alma”. “Em nossas Igrejas Evangélicas a coletânea de hinos, nesses Hinários contidos, dos mais variados são cantados pelas nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos!”.
E lembra que a musicalidade aplicada na vida de crianças e adolescentes nas igrejas, tem caráter transformador, e muitos maestros e músicos pelo mundo afora, tiveram seus primeiros passos na música, através desses Hinários.
Para ele, a homenagem serve como um ato de respeito e consolidação da tradição cristã! “Ao reconhecer publicamente esses valores na vida e na história das Igrejas Evangélicas estamos fortalecendo os laços sociais, culturais e Espiritual, inspirando outros a seguirem os exemplos positivos da vida”, finalizou.
Foto: Kayo Magalhães – Agência Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

