Renata protocola projeto para romper a desinformação sobre endometriose

Deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP) apresentou à Câmara o Projeto de Lei 4922/2025, que cria a Política Nacional de Educação e Conscientização sobre Endometriose e Saúde Menstrual. A proposta tem como objetivo reduzir o tempo médio de diagnóstico da doença e combater a desinformação e os tabus que ainda cercam o tema no país.

Segundo a parlamentar, o Brasil tem cerca de 7 milhões de mulheres com endometriose, mas o diagnóstico costuma demorar mais de sete anos. “Muitas sofrem em silêncio porque acreditam que a dor intensa durante a menstruação é normal, quando pode ser sinal de uma doença grave”, explica Renata Abreu.

A proposta da autora estabelece ações conjuntas entre União, Estados e Municípios para informar a população, incluir o tema na grade curricular da Educação Básica e capacitar profissionais da Saúde e da Educação. Também prevê campanhas permanentes e formação continuada de gestores e professores para que saibam acolher e orientar mulheres com sintomas da doença.

Renata Abreu argumenta que a medida é fundamental para quebrar o ciclo de desinformação e preconceito que impede o diagnóstico precoce. “Com informação nas escolas e preparo dos profissionais, é possível reconhecer os sinais da endometriose mais cedo, evitar sofrimento e garantir o direito à saúde e à dignidade menstrual”, afirma.

Ela também destaca que o projeto se articula com a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, criada pela Lei 14.324/2022, ampliando o alcance das ações para o ano todo. Para a deputada, o projeto é uma resposta a uma demanda de saúde pública e justiça social. “Tratar da endometriose é tratar de cidadania. É garantir que nenhuma mulher precise conviver por anos com dor e descaso”, conclui Renata Abreu.

Texto – Lola Nicolás

Foto – Robert Alves

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos