ARTIGO – Em jogo, o futuro habitável do Brasil!

  • Renata Abreu

O Brasil anuncia nos próximos dias um pacote de ações para estimular a economia sustentável. E voltar ao protagonismo mundial das discussões climáticas. O Pacote Verde, como está sendo denominado, vai incluir incentivos para o mercado de crédito de carbono e estímulo a produção e instalação de painéis solares, entre outras ações.

O Brasil tem consciência da sua responsabilidade global na proteção ambiental e do clima, assumindo papel fundamental na formulação da Convenção de Paris em 2015, quando se comprometeu a reduzir até 2025 suas emissões de gases de efeito estufa em até 37%, estendendo essa meta para 43% até 2030. Mas, para avançar em direção a uma economia sustentável, é necessário estabelecer uma estratégia política e econômica que garanta o desenvolvimento sem retrocessos sociais e sem impedir progressos.

E é justamente para voltar aos trilhos da corrida global pela sustentabilidade e descarbonização da economia que as questões verdes têm sido tratadas de forma prioritária no governo federal, com o Ministério da Fazenda coordenando as ações com Minas e Energia, Agricultura e Meio Ambiente.

Para remontar a máquina pública sustentável e recolocar o país nos eixos o mais rápido possível, é preciso, de imediato, dar um fim aos desmatamentos e queimadas. Amazônia (a maior diversidade do planeta), Cerrado (a maior diversidade entre savanas tropicais) e Mata Atlântica, infelizmente, continuam sendo destruídas diariamente por falta de conscientização, fiscalização e punição. Degradadas ou desmatadas, essas matas emissoras dos gases que desestabilizam o clima.

Se conseguirmos recuperar essas áreas, vamos remover 1 milhão de tonelada de remoção de CO2 da atmosfera. Sabe o que isso significa? Rendimento de 30 milhões de dólares por ano para o nosso Brasil no mercado de créditos de carbono, segundo climatologistas.

No esforço planetário de redução das emissões de gás carbono, o Brasil integra seleto grupo mundial de produção de energia renovável e sustentável. Nossa energia solar, por exemplo, é limpa, renovável e barata. Somos um dos países mais ensolarados do planeta e a dimensão territorial nos leva a crer que não tardará em sermos líder global em energia solar fotovoltaica, que é a fonte que mais cresce no mundo. Mas temos de agir agora.

O Brasil, entretanto, é o quinto maior emissor de gases do efeito estufa, com 2 bilhões de toneladas de CO2 liberadas na atmosfera, atrás de China, Estados Unidos da América, Índia e Rússia. A coisa só não ficou mais feia porque a energia solar evitou mais de 35,6 milhões de toneladas de gás carbônico. Isso nos elevou para a oitava potência na produção de energia solar, à frente de Espanha, Grã-Bretanha, França e Coreia do Sul.

Por isso, não podemos relaxar e fechar os olhos. Para alcançar uma atmosfera mais limpa, temos de estimular cada vez mais a fabricação e o uso de painéis solares. Hoje, quem domina esse mercado é a China. Relatório Especial da Agência Internacional de Energia revela que os chineses respondem por 80% da fabricação de painel fotovoltaico. E caminham para os 95%. E isso é ruim. Monopolização é sempre ruim.

Os benefícios da energia solar vão além da redução de gases prejudiciais ao ambiente e da conta mensal de luz. Um exemplo é o carro elétrico. Aqui a gasolina é uma das mais caras do mundo, usar as placas para abastecer o veículo alivia muito o bolso do consumidor, livrando-o definitivamente dos postos de combustível. Energia solar acessível a todos os brasileiros é chave do desenvolvimento econômico sustentável do País.

Há muito trabalho a ser feito, e muitos meios para que o Pacote Verde seja anunciado em breve pelo governo federal surta efeito concreto e desejado. Não se pode esconder, entretanto, que há um certo temor, que se justifica porque ainda não foi revelado como os instrumentos econômicos vão funcionar na prática, a ponto de promover a descarbonização da economia e barrar os efeitos drásticos do aquecimento global. Aguardemos.

Nós, do Podemos, apoiaremos toda e qualquer medida que resulte em desenvolvimento sustentável econômico, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica e proporcionando igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos brasileiros.

Acompanharemos passo a passo o desenrolar do Pacote Verde, porque o que está em jogo é o futuro habitável do nosso Brasil!

  • Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos