ARTIGO – Mulheres na Política: O Copo Meio Cheio

Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal eleita por São Paulo

 Estamos em março, mês das mulheres. Tempo de celebração, reflexão e, claro, ação. Não há presente maior para uma sociedade do que ampliar as vozes femininas nos espaços de decisão. E, quando falamos de política, essa representatividade não é apenas desejável; é essencial!

Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas eu enxergo o cenário com otimismo: se para alguns a presença feminina na política ainda é um copo meio vazio, eu vejo meio cheio. As últimas eleições municipais e a atual composição dos parlamentos estaduais e federal demonstram que estamos avançando.

Pela primeira vez, superamos a barreira de 700 prefeitas eleitas no Brasil. O número de vereadoras (10.537) também cresceu e, no Congresso Nacional, temos um aumento gradual de deputadas e senadoras ocupando cadeiras que, historicamente, eram predominantemente masculinas.

A caminhada para a equidade na política precisa ser constante e coletiva. Mulheres qualificadas existem e estão mostrando competência e habilidade em seus mandatos. Dados do Núcleo de Estudos Raciais do Insper apontam que, quando elas ocupam posições de liderança no setor público, há 35% menos chances de envolvimento em casos de corrupção. E a diversidade nos espaços legislativos e executivos gera políticas mais inclusivas e alinhadas às necessidades reais da população.

Com 53% do eleitorado composto por mulheres, entretanto, é inaceitável que apenas 15% dos cargos eletivos sejam ocupados por elas. O Brasil está na 133ª posição em um ranking global de 186 países sobre representatividade feminina no poder. Atrás de vizinhos como México, Argentina, Bolívia e Equador. Essa realidade está mudando. E ainda há muito a ser feito.

Se queremos acelerar essa mudança, precisamos atuar em várias frentes: capacitação, ampliação de políticas públicas que incentivem a entrada e permanência de mulheres na política e, acima de tudo, conscientização de que esse espaço também nos pertence. Mas essa luta não cabe apenas às mulheres. É fundamental que toda a sociedade, incluindo homens e instituições, se engaje nesse processo, promovendo um ambiente político mais inclusivo e igualitário. A política precisa ser, também, assunto de mulher!

O Rio Grande do Norte tem sido um exemplo nesse protagonismo, sendo o estado com maior percentual de mulheres na política municipal. Por outro lado, em São Paulo, 78 cidades não elegeram sequer uma vereadora em 2024. Isso nos mostra que o avanço é real, mas desigual. O desafio agora é tornar essa evolução mais homogênea, garantindo que todas as regiões do país possam caminhar na mesma direção.

A experiência mundial nos dá bons exemplos. Ruanda lidera o ranking global de representatividade feminina no parlamento, com mais de 60% de cadeiras ocupadas por mulheres. Suécia e Bolívia também demonstram como cotas e políticas afirmativas podem acelerar esse processo. No Brasil, a Lei das Cotas (9.504/1997) já estabelece que 30% das candidaturas devem ser femininas, mas esse percentual ainda não se reflete no número de eleitas. Precisamos virar essa chave.

O Brasil é um país de mulheres fortes, competentes e absolutamente capazes de ajudar a transformar a realidade política. A mudança está em curso. Mais do que celebrar o avanço, nosso papel é garantir que ele continue. O copo já está meio cheio. Vamos enchê-lo por completo?

  • Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos