Carlos Viana é eleito presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Israel

Com o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos de Brasil e Israel, o Congresso Nacional instalou, nesta terça-feira (28), o grupo parlamentar Brasil-Israel. O Colegiado será presidido pelo senador mineiro Carlos Viana (Podemos).

O Grupo já conta com 50 parlamentares, entre deputados federais e senadores. Durante a instalação do colegiado, o senador Carlos Viana ressaltou a oportunidade de estreitar ainda mais a relação entre os dois países, em especial na área da agricultura familiar em Minas Gerais.

“Já temos uma relação cordial e sólida. Conversei muito com o embaixador sobre a agricultura familiar no Brasil, em especial em Minas Gerais. Assim como nosso Estado, Israel tem pequenas propriedades com agricultores que trabalham de forma cooperativada. Essa troca de experiência e de tecnologia pode ser importante para que possamos aumentar a renda no setor da agricultura familiar”, disse Viana.

Ainda na sessão, o senador Carlos Viana lembrou que o fluxo de comércio entre Brasil e Israel atingiu U$ 4 bilhões de dólares, somente no ano passado, e que há espaço para aumentar ainda a relação entre os dois países. “Além da questão econômica, Israel se destaca em setores de tecnologia, inteligência, ciência e conta com conceituadas e robustas universidades e centro de pesquisas que podem ajudar muito no desenvolvimento do nosso país, ampliando a relação econômica entre os países”, disse Viana.

O Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, agradeceu todo o carinho dos brasileiros com o país. “Me sinto aqui acolhido com amor, carinho e respeito. Acredito que com este Grupo a relação entre os dois países que já é muito forte irá crescer, seja na agricultura, na tecnologia, na ciência e em diversas áreas”, disse.

Foi destacado ainda que as relações entre os dois países são tradicionalmente marcadas pela cordialidade e por uma agenda bilateral positiva desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1947. Durante a sessão foi lembrado que, naquela ocasião, o chefe da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador Osvaldo Aranha, apoiou a divisão da Palestina para a criação do Estado de Israel. Desde então, Brasil e Israel mantêm relações diplomáticas plenas nos níveis político e empresarial.

Fonte: ASCOM – Senador Carlos Viana

Foto: Agência Senado