Comissão aprova obrigatoriedade de envio de alertas sobre crimes contra idosos

O deputado Romero Rodrigues (PB) apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei, que estabelece a obrigatoriedade de as prestadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), popularmente conhecidas como operadoras de telefonia celular, veicularem alertas periódicos sobre crimes cometidos contra a pessoa idosa.

O Projeto de Lei 4234/2023 foi aprovado ontem pela Comissão de Segurança Pública. Ainda será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Segundo o texto, as mensagens deverão ter caráter educativo e preventivo, chamando a atenção para práticas como golpes financeiros, violência física, abandono e outras formas de violação de direitos. A proposta também prevê que os alertas sejam transmitidos de forma gratuita aos usuários.

Para Romero Rodrigues, a medida é uma forma de usar a capilaridade das telecomunicações em favor da proteção da população mais vulnerável.

“Os crimes contra idosos infelizmente vêm crescendo no Brasil. Ao levar informações claras e acessíveis diretamente ao celular, queremos prevenir situações de violência e alertar a sociedade sobre a importância da denúncia”, justificou o parlamentar.

O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o IBGE. Pesquisas recentes apontam que golpes financeiros digitais estão entre os crimes que mais atingem esse público.

O projeto ainda será analisado pelas comissões temáticas da Câmara antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado, poderá representar uma nova ferramenta de conscientização social e de combate à violência contra idosos.

Com a iniciativa, Romero Rodrigues reforça sua atuação na defesa de políticas públicas voltadas à proteção dos mais vulneráveis, em especial no campo da segurança e da cidadania digital.

Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos na Câmara

 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos