A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado será instalada nesta terça-feira (4), às 11h, no Senado. Em sua primeira reunião, a CPI elegerá o presidente, o vice e o relator. O Podemos indicou o senador Marcos do Val (ES) para compor o colegiado.
A comissão terá 120 dias para investigar especialmente o crescimento das facções e milícias. Uma das frentes de atuação de Marcos do Val no Senado é o fortalecimento das ações de segurança pública.
Onze senadores integrarão a CPI, dos quais 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias. A CPI terá R$ 30 mil para desembolsar em suas investigações.
A justificativa para instalação da CPI é apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de organizações criminosas no território brasileiro, em especial de facções e milícias, investigando-se o modus operandi de cada qual, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.
Foto: Saulo Cruz – Agência Senado

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

