Deputado Hauly propõe criação de PEC em defesa do Semipresidencialismo no Brasil

O assunto não é novo e nem é retomado em função do atual momento político do Brasil, mas, há quase 30 anos ocorre entre líderes do Congresso a discussão sobre a criação de uma PEC – Projeto de Emenda à Constituição – para modernizar o arcaico sistema político brasileiro. Decano dessa proposta foi o saudoso deputado mineiro Bonifácio de Andrada, que lançou livros e outros estudos sobre a necessidade de estabelecer um novo modelo de governança e representatividade para o Executivo Federal, a exemplo do que já foi adotado, e funciona muito bem, em outros países como Inglaterra e Itália.

Parceiro de Bonifácio de Andrada, e também, desde sempre entusiasta dessa proposta, ainda em 2016 o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), requereu a criação de uma Comissão Especial (nº 4116/2016) para estudar a implantação do Semipresidencialismo no Brasil – e no Senado uma Comissão com o mesmo objetivo chegou a ser criada. Mas naquele ano politicamente tumultuado em que culminou com a cassação da presidente Dilma Rousseff, não houve clima para que avançasse a discussão da modernização do sistema político.

Sempre empenhado nos grandes temas nacionais – assim ele lutou por 30 anos para aprovação da Reforma Tributária e de outras propostas relevantes -, o deputado Hauly acaba de apresentar uma PEC com o objetivo de criar no Brasil o Semipresidencialismo. Com esse novo sistema, a figura do presidente deixaria de ser o todo poderoso. No Semipresidencialismo seria introduzida uma divisão no modelo de governança: com isso, o presidente passaria a ser o Chefe de Estado, e o primeiro-ministro passaria a ser o Chefe de Governo. A grande vantagem é que o Semipresidencialismo evitaria as crises graves e cíclicas que o Brasil tem enfrentado com o processo de impeachment de seus presidentes.

Para Hauly, o Brasil precisa urgentemente adotar o Semipresidencialismo com Voto Distrital Misto para modernizar e consolidar a democracia brasileira, por meio da efetiva garantia de harmonia e independência entre os três poderes. Ele ressalta que, esse projeto não propõe nada de novo, mas apenas a adoção de um modelo político já aprovado nos países mais desenvolvidos. “O Brasil perde muito, em todos os sentidos, quando uma crise institucional se arrasta envolvendo o Presidente da República. Não há mais espaço para esse presidencialismo arcaico praticado no Brasil, no qual uma autoridade concentra todo poder, confundindo as responsabilidades de chefe de poder e de chefe de Estado”, argumenta Hauly.

“O assunto não é novo, pois há quase 30 anos o Congresso Nacional discute sobre a criação de uma PEC que tenha como objetivo promover a modernização do arcaico sistema político brasileiro”.

Foto: Zeca Ribeiro – Liderança do Podemos na Câmara

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos