Igualdade salarial para mulheres vai superar discriminação no mercado de trabalho

A paridade salarial para mulheres que exercem as mesmas funções que os homens será uma realidade no Brasil, em breve, assim que o projeto de lei que trata do tema for aprovado no Senado e sancionado pelo presidente da República. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

O deputado federal Igor Timo, de Minas Gerais, votou favorável ao projeto. Ele defende esta conquista para as mulheres e destaca que a inciativa irá garantir um direito já reivindicado, após anos de luta e discriminação na busca por uma reparação de isonomia devida, um preconceito histórico que precisava ser avaliado e discutido.

“Sabemos que tirar do papel uma lei tão necessária ao país, para garantir um direito mais que devido às mulheres, é um grande desafio. Mas, como parlamentar, desde o primeiro mandato, defendo políticas públicas de apoio às mulheres em diversas questões, não só salarial. A mulher é muito preparada e capacitada para assumir qualquer função ou hierarquia e nada mais justo do que remunerá-la de maneira justa, com equidade a um homem que exerce o mesmo cargo”, destacou o parlamentar.

Assim que a lei for promulgada, a garantia do direito de igualdade salarial às mulheres se tornará uma realidade no Brasil, seguindo o exemplo de cerca de 97 países que já debateram esse tema.

O parlamentar também ressalta que, em 2021, o Fórum Econômico Mundial revelou que 37% das mulheres que ocupavam as mesmas posições que os homens ganhavam menos. “Essa desigualdade é retrato de uma sociedade que ainda não reconhece os valores que as mulheres têm, o grande desempenho que elas apresentam e que podem e merecem ocupar qualquer posição hierárquica e serem remuneradas da mesma forma. Não podemos arrastar anos e anos de preconceito velado contra às mulheres, por uma parcela minoritária do machismo social, escondido em muitos setores da nossa sociedade”, declarou Igor Timo.

Por mais triste que seja a realidade acerca da equidade salarial, de acordo com levantamento realizado pelo Banco Mundial em 2022, dos 190 países pesquisados, apenas 97 têm leis próprias exigindo a paridade salarial entre gêneros, o que representa 51% do total, segundo relatório anual “Mulheres, Empresas e o Direito” apresentado pelo BID.

“Sou um grande defensor das mulheres. No Congresso continuarei trabalhando para que elas ocupem as posições que quiserem, para que tenhamos mais mulheres em cargos executivos das instituições, na política, etc. A mulher é exemplo para nós. Ela é mãe, esposa, profissional, assume múltiplas tarefas e são responsáveis por formar as famílias. Todas têm minha admiração e respeito”, finalizou o parlamentar mineiro.

Ao instituir a Lei de igualdade salarial entre mulheres e homens, o Brasil precisará continuar o debate acerca do tema para que haja fiscalização dos órgãos competentes para o cumprimento da medida, que deverá ocorrer, de forma gradativa e lenta, mas que precisa ser cumprida para o país avançar em diversos aspectos sociais e deixar para trás este capítulo de sua história.

Fonte: ASCOM – Deputado federal Igor Timo

Foto: Saulo Rolim – Liderança do Podemos