PL de Renata que libera FGTS para despesas veterinárias está prestes a ser aprovado

O Projeto de Lei 5557/23, da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), está a um passo de ser aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS). Quarta-feira (16 de outubro), esse colegiado analisa e vota o parecer favorável do relator Bruno Ganem.  A proposta de Renata permite que o trabalhador use o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar despesas veterinárias dos seus animais de estimação.

A deputada destaca que os animais fazem parte da vida emocional das pessoas e que é justo que os tutores tenham o direito de usar os seus recursos para cuidar da saúde dos seus pets. “Quem tem um bichinho sabe o quanto dói em nosso coração vê-lo doente. Imagine ainda se preocupar com as despesas com veterinário? Foi para que estes momentos difíceis sejam mais tranquilos que apresentei essa proposta.”

Atualmente, a conta vinculada do trabalhador no FGTS pode ser movimentada em algumas situações, como demissão sem justa causa; fechamento da empresa; aposentadoria; falecimento do trabalhador; pagamento de financiamento habitacional; diagnóstico de doença grave; idade superior a 70 anos; necessidade pessoal decorrente de desastre natural; necessidade de aquisição de prótese ou órtese por trabalhador com deficiência, entre outras.

“A lei não contempla a utilização dos recursos para o custeio de despesas veterinárias. Entendemos ser plenamente justificável contemplar tal hipótese, considerando que se trata de uma verba pertencente ao trabalhador, e que, para este, a possibilidade de custear um tratamento necessário à saúde de seu animal de estimação pode ser de grande valor”, justifica a parlamentar.

Segundo ela, o animal de estimação é considerado integrante da família e a convivência com ele traz benefícios à saúde humana, inclusive no aspecto mental, “para que seja permitida a movimentação da conta vinculada do trabalhador no FGTS para o pagamento de despesas veterinárias”, enfatiza Renata Abreu.

VOTO DO RELATOR

Em seu parecer, o relator Bruno Ganem destaca que as ligações afetivas existentes entre pets e seus tutores se equiparam aos vínculos entre pais e filhos, e que tutores empreendam intensos esforços para cuidar de seus animais. “Tais esforços, no entanto, esbarram em obstáculos financeiros, haja vista a relevância dos custos veterinários, que tendem a onerar sobremaneira os orçamentos domésticos e, muitas vezes, impedir o acesso a tratamentos e cuidados adequados.”

Para Ganem, essa situação é lamentosa tanto para os animais quanto para seus tutores, por isso “considero tremendamente louvável a iniciativa do PL 5557/23 e sou pela aprovação deste projeto”, declara o relator do projeto.

OUTROS PROJETOS

Renata Abreu é a autora do PL 340/23, que permite aos donos de animais domésticos deduzirem do Imposto de Renda os valores gastos com veterinários, clínicas e hospitais veterinários, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses.

Presidente nacional do Podemos, Renata Abreu ainda propõe a criação do SUS Animal e do programa Farmácia Veterinária Popular (PL 1419/21), com o objetivo de oferecer atendimento veterinário a custo reduzido ou de forma gratuita.

E é dela também o PL 1468/24, já aprovado na CMADS, propondo a criação de lei proibindo o acondicionamento de animais de estimação em compartimentos de bagagens e outras cargas nos meios de transporte coletivo de passageiros.

Fonte: ASCOM – Deputada federal Renata Abreu.

Foto: Robert Alves e Nilo Martins 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACOMPANHE

Transparência
Participação
Democracia
Seja Filiado
Política de privacidade

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos