Podemos vota sim para enfermagem

Às vésperas da votação pelo Congresso de projeto para garantir o custeio do piso nacional da enfermagem, a deputada Renata Abreu (SP) lembra que a valorização da categoria é bandeira do Podemos, partido que, ao longo dos últimos anos, se fez presente nos debates e nas votações relacionadas à proposta. “Chegou a hora de garantir um salário justo para os profissionais que cuidam das nossas vidas todos os dias”, afirma a presidente do Podemos.

Por meio de suas redes sociais, o líder Fabio Macedo (MA) defendeu a aprovação do PLN 5/2023, que regulamenta a PEC para rateio de recursos para o pagamento do piso da enfermagem. “Aprovar projeto tão importante é o mínimo que o Congresso pode fazer para reconhecer e valorizar a importância dos profissionais de enfermagem, que tiveram um papel brilhante na batalha contra a Covid-19″.

Antes da votação prevista para hoje, o Podemos contribuiu para estruturar o piso. No ano passado, o Congresso aprovou uma lei com a garantia do pagamento, mas a lei foi suspensa pelo STF. Posteriormente, os parlamentares aprovaram uma PEC. O PLN que vai a voto garante os recursos para o pagamento.

Romero Rodrigues (PB) avalia que a aprovação do projeto garante o orçamento para que o piso seja efetivado nos estados e municípios. “Durante a pandemia de Covid-19, os enfermeiros lutaram para salvar nossas vidas. Sou solidário e estou junto de cada um de vocês”, afirma.

Bruno Ganem (SP) reforça seu voto sim ao custeio do salário, sem deixar de citar bandeira do Podemos, da responsabilidade fiscal. “Há uma subvalorização dos profissionais da enfermagem e nossa luta é pela valorização. Temos de ter responsabilidade fiscal, mas também o dever de escolher o que é mais importante”, completa.

Os deputados Ruy Carneiro (PB) e Gilson Daniel (ES) manifestaram-se a favor do custeio do piso já na Comissão Mista de Orçamento (CMO), onde o PLN tramitou e foi aprovado, ontem. Gilson Daniel fez um pedido para que o ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, derrube liminar que impede a efetivação do piso: “não há mais motivos para postegar o justo pagamento dos vencimentos dos profissionais da enfermagem”.

Ruy Carneiro, também na CMO, comparou o pagamento do piso da enfermagem a uma novela. “Espero estar vivendo aqui o último capítulo. Estamos virando a página da história. Esperamos não ter outros percalços”, afirma, ao defender o aprofundamento do debate para valorização das demais carreiras do SUS.

Sargento Portugal, deputado eleito pelo Rio de Janeiro, lembrou que a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras arriscam suas vidas durante as pandemias para salvar a vida das pessoas. Encerrada esta etapa, ele mantém sua luta por valorização dos profissionais da segurança pública que tenha como base o Distrito Federal.

Para o deputado federal Raimundo Costa, da Bahia, a melhoria salarial para categoria irá impactar e gerar benefícios para esses trabalhadores.  “Para que enfermeiro e enfermeiras possam prestar um serviço de qualidade, é necessário oferecer condições adequadas de trabalho”.

 

 

 

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos, inscreva-se agora na nossa plataforma no YouTube

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp e receba em tempo real todas nossas atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Você pode nos acompanhar de pertinho. Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto nossos posicionamentos. Juntos PODEMOS.

Twitter

QUEM SOMOS

História
Em 4 Anos
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara
App Podemos

ELEIÇÕES

2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 3935-6353
Envie um E-mail
Nossa Ouvidoria
App Podemos


#JuntosPodemos