Praga do cacau tem potencial devastador para a produção brasileira

É uma praga devastadora. Se ela chegar nos estados produtores, é o fim da cacauicultura brasileira. A avaliação é de Vanuza Barroso, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), durante audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal e que tratou sobre a prevenção da praga monilia na lavoura cacaueira do Brasil e a construção de barreiras sanitárias. A audiência, realizada no mês passada, foi solicitada pelo presidente da CRA, senador Zequinha Marinho (PA).

Zequinha tem cobrado do Ministério da Agricultura e Pecuária medidas mais eficazes para combater os focos de monilia e evitar que a doença chegue até os estados produtores. “O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. Essa cadeia produtiva é muito importante não somente para a economia de muitos municípios, como também para conter o desmatamento ilegal. O cacau é produzido em sistema agroflorestal, proporcionando diversos benefícios ambientais e socioeconômicos”, comentou.

A Fundação Solidariedad, que trabalha oferecendo assistência técnica aos produtores de cacau no Pará, estima uma perda de 70% na renda bruta dos cacauicultores, caso a praga se espalhe sem controle nos estados produtores. Projetando um cenário em que haja um controle mínimo, as perdas poderiam chegar até 60% e, para um cenário de controle eficiente, a redução seria de até 30%. “Para todos os casos, existem perdas bastante significativas na renda bruta dos produtores. No melhor dos cenários, a renda do produtor seria impactada em 30%. Além disso, os esforços para a redução da taxa do desmatamento seriam severamente atingidos, algo difícil de ser calculado”, explicou Paulo Lima, gerente do Programa Amazônia, da Fundação Solidaridad.

O primeiro foco de monilíase do cacaueiro no Brasil foi detectado em 2021, no município de Cruzeiro do Sul (AC). “Essa doença está restrita a dois municípios, num raio máximo de 20 quilômetros do ponto inicial dessa praga no Brasil. Quando a gente pensa numa praga, fungo, que está há 4 anos no Brasil e ela só tá num raio de 20 quilômetros, isso demonstra o sucesso da ação de supressão que está sendo feita naquela região”, analisou o coordenador-geral de Proteção de Plantas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Ricardo Hilman.

Além do Acre, foram detectados focos de monilíase no município de Tabatinga (AM), na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Colômbia, e em Uricurituba (AM), a 1.200 quilômetros da fronteira e a 7 horas de distância da divisa com o Pará.

Para conter o avanço da doença e continuar com o trabalho de supressão da praga, o MAPA anunciou que deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional uma nova Medida Provisória para suplementação orçamentária do ministério para atender as ações de emergência sanitária, em especial a monilíase e a gripe aviária.

Foto: Rafa Otero – Liderança do Podemos no Senado

Curta nossa página no Facebook e
fique por dentro das novidades do PODEMOS

Facebook

Você pode nos acompanhar de pertinho.
Siga agora o PODEMOS no Instagram.

Instagram

Quer ficar por dentro de todos os nossos vídeos?
Inscreva-se agora em nosso YouTube.

YouTube

Assine agora o PODEMOS no WhatsApp
e receba em tempo real todas nossas
atualizações no seu smartphone.

WhatsApp

Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto
nossos posicionamentos.
Juntos PODEMOS.

Twitter

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Escaneie e fale com a gente pelo whatsapp

POR E-MAIL

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL

Receba o nosso informativo e fique por dentro

Assine para receber nossas novidades em tempo real.

Juntos e informados
podemos mudar o Brasil!

POR E-MAIL POR WHATSAPP

Curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro das novidades do PODEMOS.

Facebook

QUEM SOMOS

História
Estatuto
Lideranças
Pelo Brasil
Fundação

ACREDITAMOS

+ Transparência
+ Participação
+ Democracia
Seja Filiado

ACOMPANHE

Notícias
Artigos
Informes
Resoluções
Revista Câmara

ELEIÇÕES

2024
2020
2018
Candidaturas
Downloads

ATENDIMENTO

(11) 91339-5577
Envie um E-mail juntos@podemos.org.br


#JuntosPodemos