A deputada Nely Aquino (MG) comentou o apoio oficial aos atletas olímpicos, por meio do Bolsa Atleta, programa que foi ampliado em 2023 e que teve a parlamentar como relatora. A atualização feita pela Câmara ampliou os direitos e as garantias de atletas gestantes e mães de recém-nascidos.
O texto assegura o pagamento das parcelas do Bolsa Atleta durante o período da gestação, mais seis meses após o nascimento da criança. Pela regra anterior, o benefício era concedido por um ano sem exceções para gestantes ou puérperas.
“Orgulho de ter participado do debate que garantiu a reformulação do Bolsa Atleta, política essencial para garantir parte do investimento necessário para a formação esportiva de jovens e para a manutenção de nomes reconhecidos na atividade esportiva”, afirma. Segundo ela, o apoio financeiro garante condições mínimas para os atletas dedicarem-se aos treinos e às competições, tendo como foco maior a conquista de medalhas.
Durante os Jogos Olímpicos de Paris, 276 atletas de 39 modalidades vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
Destes, 9 em cada 10 contaram, ao longo da preparação, com dinheiro público por meio do Bolsa Atleta – e, a depender do resultado na competição, podem voltar para casa com direito a um bônus no valor recebido.
Foto: Renato Araújo – Câmara dos Deputados