O ano que se despede também evidenciou a fúria do clima, com calor intenso e enchentes em vários estados, e os horrores da guerra, que devastou o Oriente Médio e deixou rastros de dor e destruição no mundo todo. Na política brasileira, espelho dos acontecimentos do planeta, também houve guerra “por cargos” e mudanças no “clima” para a votação da reforma tributária. A proposta aprovada pelo Congresso conseguiu piorar o nosso complexo sistema de impostos. Não foi por falta de aviso e de iniciativa.

2023 nos trouxe um novo arcabouço fiscal, mas com a reforma tributária dos pesadelos e a política de gastança do governo, a economia andou na contramão do déficit zero.

Ainda assim o ano velho terminou com final feliz. Depois de uma longa espera, conseguimos aprovar a PEC 8/2021, de minha autoria, que limita as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal. O STF é essencial à democracia, mas o voto de um único ministro não pode valer mais do que o da maioria dos parlamentares. Convido você a acompanhar, nas próximas páginas, um resumo transparente do nosso ano legislativo.

Para ler a retrospectiva na íntegra, acesse: https://oriovistoguimaraes.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Retrospectiva-2023-Versao-2.2-1.pdf

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado