O deputado Romero Rodrigues (PB) reafirma seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população ao apresentar, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1184/2026. A iniciativa traz uma abordagem moderna e necessária sobre segurança em eventos de grande porte, ampliando o conceito tradicional para incluir acolhimento e respeito à diversidade.
O projeto prevê a criação de pontos de apoio em shows, festivais e outras grandes concentrações públicas. Esses espaços serão destinados ao atendimento de pessoas que sofram situações de preconceito, discriminação ou qualquer forma de intolerância, oferecendo escuta qualificada, orientação e encaminhamento para serviços especializados.
A proposta surge como resposta a uma realidade cada vez mais evidente: ambientes de lazer também precisam ser espaços seguros do ponto de vista social. Ao levar esse tema ao Congresso Nacional, o deputado destaca a importância de políticas públicas que acompanhem as transformações da sociedade e garantam proteção integral aos cidadãos.
“Nosso objetivo é assegurar que todos possam participar de eventos com tranquilidade e respeito. O acolhimento imediato pode fazer toda a diferença para quem passa por uma situação de vulnerabilidade”, tem defendido o parlamentar.
Além do atendimento direto às vítimas, o projeto também tem caráter educativo e preventivo. A presença dos pontos de apoio contribui para inibir práticas discriminatórias e reforça a responsabilidade dos organizadores na promoção de ambientes inclusivos.
Com o projeto, Romero Rodrigues coloca em pauta um tema atual e sensível, propondo soluções concretas que fortalecem a cidadania e a convivência respeitosa. A iniciativa segue agora para análise nas comissões da Câmara, consolidando mais uma ação do mandato voltada à construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
“Queremos que cada pessoa se sinta segura não apenas fisicamente, mas também respeitada em sua dignidade. Esse projeto é sobre garantir acolhimento imediato e mostrar que não há espaço para qualquer forma de discriminação nos ambientes que devem ser de celebração e convivência”, conclui Romero Rodrigues.
Foto: Bruno Spada – Agência Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.

