O Podemos deu mais um passo para ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados. Tiago Dimas (TO) e Rafael Fera (RO) foram diplomados por autoridades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seus estados. A diplomação é etapa que antecede a posse na Câmara, em Brasília, evento que deve acontecer nas próximas semanas. O diploma assegura que o deputado está apto a tomar posse.
Dimas foi diplomado ontem, numa cerimônia que teve, também, a diplomação de José Alves Maciel, também do Podemos, como primeiro suplente.
“Eu quero que as pessoas enxerguem lá na frente, e veja que depois de toda essa etapa, de tudo que a gente está passando, que tenham em mim uma pessoa pra falar assim: `Aquele deputado ali, está nos honrando. Aquele deputado, aqui ele está fazendo a diferença lá no Congresso Nacional´”, afirmou.
“Vem comigo, vamos juntos fazer esse mandato que vai ficar para história do Tocantins. Cheguei com menos tempo de mandato mas com muita vontade de trabalhar e de honrar todos que confiam no meu trabalho”, completou.
Logo após ter sido diplomado, Rafael Fera lembrou da confiança depositada nele pela população de Rondônia, por meio do voto de 24 mim cidadãos. “Serei a voz de vocês em Brasília”, disse, agradecendo ao prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, à sua família, à sua equipe e à Deus.
Eles ganharam o direito de ocupar a cadeira na Câmara dos Deputados após uma decisão do após a determinação de novas diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal (STF), que alterou o resultado para as vagas.
A redistribuição cumpre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada em março de 2025. Na época, o tribunal resolveu aplicar ao resultado da eleição de 2022 seu entendimento sobre as “sobras eleitorais”, critério usado para distribuir vagas na eleição da Câmara quando os partidos não atingem uma votação mínima para eleger um deputado.

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.