Renata Abreu é homenageada com a Medalha Mérito Legislativo 2022

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP) recebe nesta quarta-feira (7/12) a Medalha Mérito Legislativo 2022. A premiação será às 10h, em sessão solene no plenário Ulysses Guimarães, com transmissão ao vivo pelo  canal da Câmara no YouTube.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a homenagear autoridades, personalidades, instituições ou movimentos sociais que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A escolha dos homenageados é feita pelos membros da Mesa Diretora da Câmara e pelos líderes partidários.

A indicação de Renata Abreu veio por intermédio de Igor Timo (MG), líder da bancada do Podemos, que em sua justificativa destacou ser a deputada autora de mais de 700 projetos de lei, reeleita para seu terceiro mandato seguido e autora de três propostas que resultaram em leis de combate à violência feminina.

Renata transformou o antigo PTN no Podemos, que foi fundado em 2017 com a missão de incorporar três pilares: transparência, participação popular e democracia direta. Único partido digital do País, o Podemos permite aos brasileiros decidirem, por meio de votação on-line, os votos dos parlamentares podemistas nas principais questões em discussão no Congresso.

Hoje, o Podemos tem 7 senadores, 17 deputados federais, 48 deputados estaduais e distritais, 191 prefeitos, 267 vice-prefeitos 3.058 vereadores.

“Sinto-me lisonjeada, radiante e emocionada. Mas, embora meu nome passe a estar gravado na história do nosso país, quero destacar que se trata do reconhecimento de um trabalho coletivo. Desde a minha primeira eleição à Câmara dos Deputados, as pessoas sempre caminharam comigo na luta pelos direitos e deveres dos cidadãos, com a aprovação de projetos e mecanismos que não só fortalecessem a nossa democracia como também resultassem na construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais de acordo com nossos sonhos e necessidades. Esse prêmio é de todos nós, povo brasileiro!”, declarou Renata Abreu.

Além da presidente nacional do Podemos, outras personalidades receberão a Medalha Mérito Legislativo, entre elas padre Júlio Lancelloti, jurista Ives Gandra Martins e general Carlos Alberto Santa Cruz (também do Podemos). O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, assassinados em junho no Vale do Javari (AM), serão homenageados post mortem.

Robert Alves/Monumental Foto